sábado, 26 de janeiro de 2008

Refúgio em pleno coração de Coimbra

Fontanário - Quadrado central do jardim
Floresta de bambu
Esta zona foi criada no jardim em 1852 e alberga uma espécie de bambu , a Phyllostacys bambusoides num total de 1 hectare de mata .

Syagrus romazoffiana ( Cham. ) Glassman

Logo á entrada do jardim , como que a dar-nos as boas vindas , encontra-se esta enorme palmeira , de nome vulgar jerivá .
É nativa da Mata Atlântica no Brasil , Argentina e Paraguai , e pode crescer até aos 30 metros de altura . Faz bem juz ao nome jerivá , que na língua indígena significa "pessoa alta " , chegando a crescer cerca de 4 metros em dois anos . Os seus frutos de cor-laranja -avermelhada são uma delícia para os pássaros e curiosamente são comestíveis para o homem , diz quem já provou , que a sua polpa suculenta é muito adocicada.
Em algumas regiões do Brasil , as suas folhas são usadas para a alimentação dos cavalos de corrida , devido ao elevado valor energético e á peculariedade de conterem 16% de proteína bruta .

Botânica : Família : Arecaceae (Palmae )

Sininímia : Arecastrum romanzoffianum , Cocos romanzoffiana , Cocos plumosa Hook , Cocos acrocomoides Drude , entre outros ... Anteriormente classificada no género Cocos , e depois no género Arecastrum está actualmente no género Syagrus .

Sem comentários: