quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Azevinho - espírito natalício

Pensar em azevinho é o mesmo que pensar em Natal . Longa é a tradição de ter ramos de azevinho , com as suas bagas vermelhas e brilhantes , a decorar a casa durante esta quadra.
Espalhados pelos bosques setentrionais da Espanha e da restante Europa , incluindo Portugal , numerosas são as espécies de aves , como o melro , e outros animais , que dependem das suas bagas para se alimentarem nos meses de Inverno , em que há maior escassez de alimento . Devido ás grandes quantidades de cortes que são feitos nesta altura , a fauna que depende do azevinho sai largamente prejudicada . Daí o facto de , em muitos países europeus , este arbusto ser protegido legalmente .
Bagas do Ilx aquifolium variegado ainda por amadurecer
Apesar de , em alguns casos , esta espécie ser considerada como planta medicinal , acho que existe um tão vasto leque de plantas com efeitos semelhantes , que não existe necessidade alguma , de afectar ainda mais a população desta planta . Para além disso , é uma planta que requer um doseamento muito preciso , pois nas doses erradas pode ser mais prejudicial do que benéfica . A única parte utilizada medicinalmente são as folhas , já que as suas bagas vermelhas são muito venenosas provocando náuseas e vómitos . Como tal , é muito importante para quem tem crianças pequenas , haver um cuidado redobrado no uso desta espécie , até a nível de ornamental no jardim .
Botânica:
O nome vulgar azevinho refere-se á espécie Ilex aquifolium sendo ILex o nome que designa o Género da planta . Este Género engloba cerca de 400 espécies que estão distribuidas por florestas temperadas , subtropicais e tropicais da Europa e A mérica do Norte e Sul . Genericamente têm folhas pequenas e muito brilhantes e bagas vermelhas ou pretas . Das poucas espécieses cultivadas a mais comum é o Ilex Aquifolium , o mais vulgar dos azevinhos , as restantes encontram-se espalhadas pela Natureza e mais de 80 espécies estão ameaçadas de extinção. Destas últimas , 71 estão na Red List da IUCN - The World Conservation Union . Esta lista que foi compilada inicialmente em livros está agora disponivel para consulta on- line em http://www.iucnredlist.org/ .
Algumas espécies ameaçadas são por exemplo o Ilex perado subs. platyphylla , que tem o seu habitat confinado a La Gomera nas Ilhas Canárias e a algumas zonas do Tenerife . As remanescentes populações estão actualmente protegidas no Parque Nacional de La Gomera , classificado como património mundial natural pela UNESCO . Também o Ilex macrocarpa nativo do Sudoeste da China e que foi trazido para a Europa em 1907 está ameaçado entre muitas outras .

Cultivo : Os azevinhos , são na sua maioria , arbustos resistentes que preferem um solo leve e fresco e dão-se bem tanto a pleno sol como á sombra consoante a espécie . O Iex aquifolium por exemplo é muito tolerante á sombra .Multiplica-se muito bem por semente , por estaca ou por enxerto . No caso de tentar a propagação por estaca , use um pouco de hormonas de enraizamento na ponta para que tenha maiores probabilidades de sucesso .
Caso tenha a planta em vaso há que ter o cuidado em não deixar faltar a água , o ideal seria ter um prato por debaixo do vaso para aproveitar ao máximo a humidade ( sem encharcar ).
Espécie invasora :
Tal como acontece com muitas outras plantas , dentro de outros géneros , o Ilex Aquifolium tornou-se numa espécie invasora quando foi levada para a América do Norte. Mas , certamente o leitor colocará essa questão :
  • Como é que uma espécie englobada num Género que está quase todo ele ameaçado de extinção se torna numa planta invasora ? A resposta será simples : - a designação de invasora refere-se a uma espécie que fora do seu habitat natural pode , ou já invadiu uma flora nativa ou ecossitema desenvolvendo populações auto-sustentáveis e tornando-se dominante sobre a flora existente . Ora , pela facilidade com que esta espécie dissimina as suas sementes ( em parte devido aos pássaros que delas se alimentam ) por debaixo das copas das árvores e visto ser uma planta muito tolerante á sombra facilmente foi ocupar estas áreas de floresta.
  • Sendo um arbusto de porte relativamente alto veio criar mais uma camada de sombra num ecosssitema onde esta não existia , e como tal , ameaçando toda a flora rasteira nativa desta região .

Notas :

Há que ter em conta que , por ser classificada de invasora num determinado local , não quer dizer que seja necessariamente uma planta "má " . Na Natureza tudo tem um equilibrio e estas situações acontecem porque o equilibrio do ecossitema foi alterado e no que toca a estes casos quase sempre pela mão do Homem . Por isso há que ter cuidado quando se introduzem espécies "estrangeiras " numa determinada região que não está preparada para as receber .

Mais informação em outra postagem : http://paletas-de-cores.blogspot.com/2009/05/azevinho.html

6 comentários:

Unknown disse...

Boa Tarde
Estou a varios meses tentando arrumar uma muda(semente) da planta azevinho so que em minha cidade ninguem conhece.Como faço para conseguir esta planta (espírito natalício)?

Lara disse...

olá , geralmente as sementes de azevinho encontram-se na maioria dos viveiros , por ser uma planta tão procurada , ainda por cima nesta altura do ano .como não sei qual a sua cidade , torna-se dificil para mim ajudar . Se algum dia conseguir achar prefira uma muda já com algum tamanho , pois através de sementes é mais dificil e moroso obter uma planta vigorosa .

Anónimo disse...

Olá, gostaria de saber o que faço para adquirir, uma muda de azevinho ou a semente, moro na zona metropolitana de Fortaleza-Ceará. Meu e-mail de contato:
alexbarrosyeah@yahoo.com.br

Obrigado pela atenção.

Paulo Topa disse...

Boa tarde.

Quando se tem só uma planta e não produz fruto, como se pode identificar se é macho ou fêmea? A ideia é arranjar outra para que se reproduzam. Agradecido.

Evanir o Médico Poeta disse...

Boa Noite !

venho por meio deste blogg,pedir uma orienteação de como conseguir uma muda ou sementes de Azevinho ,pelo que e informaram só existe em Portugal,será que procede esta informação.
Peço á alguém que tenha também e possa repartir.
Desde já fico muito grata.

Maria Lúcia

Unknown disse...

Ola... venho procurando preservar em minha chacara especies que correm risco de estinção, gostaria de conseguir algumas mudas ou semente de azevinho...

marcoslauro@yahoo.com.br

grato!!