quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Estrelinhas-do-Egipto

O porquê desta flor, é que desde sempre me lembro , dos grandes canteiros iluminados pelo sol ofuscante do meio - dia e da minha mãe me dizer carinhosamente que estas flores eram estrelas do egipto . Talvez por isso , muitos anos passados , esta flor continua a ser uma das minhas favoritas .




Bom , antes de mais , esquecendo a pouca qualidade da fotografia - ( foi o vento o culpado ! Eheh! ) - dedico esta florá minha mamã , de quem eu herdei o gosto pelas flores e muitas dicas jeitosas...

Agora analisando á lupa esta espécie , que é por isso que cá estamos ...
Há quem a conheça por margaridinha-escura , na América tratam-na por tickseed ou calliopsis ou ainda plains coreopsis e outros nomes que a sabedoria popular lhe foi atribuíndo ao longo dos tempos , mas para mim, será sempre , uma estrela-do-egipto . A foto acima pertence á mesma planta embora as suas flores tenham saído  um pouco diferentes . Existe uma outra espécie com as flores todas bordeaux que também se encontra muito por cá , é a  C. tinctoria atropurpurea . Dentro do género Coreopsis existem cerca de 80 espécies destas anuais .





O seu nome ciêntifico é Coreopsis tinctoria Nutt. ,  pertence á família das Compostas,( actual Asteraceae ) e é originária das pradarias e estepes ( Great Plains ) da América do Norte .

 É uma herbácea que pode atingir até 90 cm de altura e é possível manter a sua floração por mais tempo se formos retirando as flores velhas . Para quem quiser que se faça a autopropagação deixe que se formem algumas sementes por forma a garantir a sua continuidade no terreno. É uma planta que atrai muitos polinizadores sendo por isso útil combiná-la com outras plantas .


                                                                    


Sem comentários: