sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Plantas á mesa

Brassica oleracea L . var italica
Os brócolos , que todos conhecemos tão bem , são uma forma cultivada de couve e pertencem á família botânica das Brassicaceae ( antiga Cruciferae ). Desta família fazem parte igualmente a couve-flor, os agriões , as couves-de-bruxelas e as couves (nome genérico para diversas variedades cultivadas , como a couve-portuguesa , couve galega e couve - lombarda , entre outras . São originários da Europa , Mediterrâneo Oriental.

O consumo deste vegetal trás imensos benefícios para a saúde , pois são extremamente ricos em cálcio ( mais do que no leite ) , potássio , fibras e em vitaminas A e C ( dado que parte da vitamina C se perde no processo de cozedura , a opção mais saudável será cozê-los em vapor ).

Cultivo:

  • Podemos obter uma boa colheita deste vegetal no nosso jardim , bastando para isso adquirir sementes ou mudas e plantá-las num local soalheiro e bem drenado . Poderá fazer a sua plantação em Dezembro e transplantar em meados de Janeiro , se já não houver geadas . Este tipo de vegetal também poderá ser semeado ao longo do ano , se quiser ter sempre legumes disponíveis.
  • Caso a parte floral (brócolo) esteja rija , muito compacta e não se desenvolva , significa que o terreno tem poucos nutrientes , adicione um adubo rico em cálcio e magnésio .
  • Se a parte central estiver só pequena , indica falta de água ( como as raízes da Brassica são superficiais , basta um aumento de temperatura , para que sequem e o crescimento seja afectado).

Esta planta pode dar as suas inflorescências duas vezes ao ano , para tal basta cortar as cabeças dos bróculos que em poucas semanas desenvolver-se-ão cabeças mais pequenas .

Sem comentários: