sábado, 12 de janeiro de 2008

Orquidea "sapatinho "

Género : Paphiopedilum

Pertencente á família das Orquidáceas a Paphiopedilum insigne é originária da Ásia , Índia e Nepal . Ao contrário dos outros géneros de orquídeas , as vulgarmente chamadas orquídeas sapatinho não necessitam de muito adubo para se desenvolverem. Encontram-se agora em plena floração , por isso diminua as regas mas nunca deixe secar demasiado . Estas orquídeas não possuem pseudobolbos como a maioria por isso, não resistem nem á falta de água nem ao excesso . Podemos usar como substrato cascas de pinheiro ou fibras de coco misturados com carvão vegetal já que possibilita a ventilação das raízes e retém pouca água . Já usei para além disso um pouco de terra misturada e desde que não seja muita e bem misturada com os outros substratos num vaso com bastantes furos para ventilar , a orquídea vai bem á mesma e resiste melhor á falta de água acidental.

Este género não costuma ser muito difícil de cultivar , os principais problemas que se poderá ter são a rega excessiva e talvez problemas com fungos , há que ter cuidado com manchas escuras nas folhas . Nesse caso retire as folhas afectadas e pulverize a planta com um fungicida .

1 comentário:

Anónimo disse...

Achei um bom resumo a respeito desta espécie, e tb agradeço ao "Anónimo", pois adquiri uma orquidea desta espécie há alguns meses e nada sabia dele, sequer o nome.