domingo, 13 de janeiro de 2008

Gira girassol

Para tirar esta fotografia a única coisa que tive que fazer foi apontar a máquina para o céu ... é que este girassol queria crescer tanto como o feijoeiro da clássica história do folclore inglês , " João e o pé de feijão" . Com pelo menos mais de 1.70m de altura este belíssimo girassol , mesmo com as suas pétalas já a secarem ,mereceu bem a foto . Cresceu sozinho no meio de um olival quando as suas sementes foram levadas para longe pelas máquinas de cultivo e cresceu tanto que o peso de suas sementes o fizeram vergar .

Helianthus annuus L.

Quando esta planta tão carismática chegou á Europa vinda das regiões sub-tropicais da América em meados do séc.XVI, foi utilizada durante muito tempo apenas para ornamentar os jardins e só no séc.XIX é que se começou a descobrir as suas propriedades medicinais .

O género Helianthus engloba cerca de 67 espécies e pertence á família das Compostas ; esta espécie pode chegar até aos dois metros de altura e actualmente é cultivada por todo o mundo . Usam-se as flores e os caules como balsâmicos e expectorantes e das suas sementes é extraído um óleo que faz descer o nível de colesterol no sangue bem como os diabetes . ´

  • Nas suas flores estão presentes um glicósido flavonóide , a quercimetrina , e a histidina ( um dos aminoácidos presentes no código genético e componente das proteínas no nosso organismo ).
  • As sua sementes são ricas em ácidos gordos insaturados , especialmente o linoleico , e em vitaminas E, A e B .

Sem comentários: