segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Mais uma planta de veludo

Ruellia makoyana
Esta planta pertencente á família das Acantáceas é originária da América do Sul mais precisamente Brasil .
É uma herbácea de porte pequeno , cerca de 20 cm , mas se a colocar num vaso suspenso os seus ramos pendem conforme vão crescendo e a beleza das suas folhas riscadas é o suficiente para chamar a atenção .
Este género - Ruellia - compreende cerca de 790 espécies , uma miríade de formas e feitios que em nada se ficam atrás desta espécie .
Cultivo :
É fácil de cultivar , não necessita de adubação em especial , basta um bom substrato de turfa que se acha em qualquer loja da especialidade , um lugar sombreado e atenção nas regas para não secar demasiado .
Esta planta ao contrário de algumas , parece que nos avisa quando tem falta de água , já que as suas folhas ficam murchas mas só em caso de seca prelongada elas secam por completo . Basta regar de novo e lá voltam aquelas cores extraordinárias , diria até , que é surpreendentemente resistente para uma planta cujo aspecto é tão frágil .
Por esta altura do ano , quando ainda poucas flores se atrevem a enfrentar o frio , a ruellia fica ainda mais bonita , os ramos pendentes enchem-se de salpicos cor de rosa vivo como que anunciando o início de mais um ano de oportunidades , por isso , ânimo e boa jardinagem ....

Sem comentários: