domingo, 17 de fevereiro de 2008

Trevo - encarnado

O nome botânico desta "espiga " colorida é Trifolium incarnatum . Esta foto foi tirada á cerca de 2 anos quando ainda nem fazia intenções de construir este blog . Na altura chamou-me a atenção pela cor avermelhada intensa das suas flores a ondular ao vento . A foto foi tirada em Maio quando se encontrava em plena floração .

É conhecida nos outros países da Europa e América pelos nomes de : italian - clover , crimson - clover ou scarlet- clover (clover = trevo ) ; tréfle incarnat , tréfle de Roussillon (em França ). O trevo- encarnado é uma planta nativa da Europa que se desenvolve principalmente nas margens das florestas , campos e beiras de estradas . Inicialmente uma planta silvestre , foi introduzido na América como forragem para o gado por conter um elevado nível de proteínas .

É usado também como cobertura , para melhoramento de terrenos por conter , tal como a maioria das leguminosas , nódulos radiculares de Rhizobium , uma bactéria que fixa o nitrogénio atmosférico para o converter em nitratos assimiláveis pela planta . Como geralmente o nitrogénio é um dos elementos que mais vezes se encontra em quantidades insuficientes no solo , uma simbiose deste género torna o terreno mais fértil e receptivo a novas plantações ; especialmente na agricultura biológica em que , não são adicionados fertilizantes químicos ao solo , esta planta é uma mais-valia na optimização de culturas .

Botânica :

Pertence ao género Trifolium , que engloba cerca de 300 especies ( não existente um consenso quanto ao número exacto ).

- Este género inclui-se na sub-família Faboideae ( nome alternativo = Papilionoideae ) , que por sua vez pertence á terceira maior família de plantas chamada de Fabaceae , (também designada de Leguminosae , na nomenclatura clássica ) .

Cultivo :

Dá-se bem em solos neutros com ph entre 6.5 e 7.5 e quando cultivada em solos mais alcalinos tem tendência a sofrer de clorose férrica ( dificuldade de assimilação de ferro que provoca amarelecimento das folhas ).O ideal será o cultivo em terrenos bem drenados , pois outras das doenças que afectam este trevo são de origem fúngica devido ao Fusarium oxysporum e F. sp.p. ou a podridão de raiz ( Selerotinia trifoliorum ).

Notas: Alguns tipos de Trifolium , principalmente o Trifolium subterraneum , contêm isoflavonas de acção estrogênica , que poderão ser prejudiciais quando utilizados nos pastos para o animais . Os fitoestrogénios dessas leguminosas aumentam na Primavera, na fase de crescimento, e diminuem na fase de floração da planta .

Sem comentários: