terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Lenda grega

Narcissus sp
Diz a lenda que , Narciso , um jovem muito belo, ao olhar o seu reflexo na água , apaixonou-se pela própria imagem . Só se apercebeu de que era ele próprio , quando tentou beijar a superficie da água . Invadido de tristeza , usou uma espada para põr fim á vida e no seu lugar , nasceu uma linda flor .
Inúmeras versões desta lenda, percorreram o tempo até hoje , mas em todas elas domina o elemento essencial do reflexo na água e de uma bela flor .
Curioso será reparar , que quase todos os narcisos , inclinam a sua flor , com se ainda estivessem a olhar o seu reflexo nas águas de um lago ....
Esta bolbosa , pertencente á família das Amaryllidaceas ( ou Liliaceae , segundo Cronquist , na classificação clássica ) presenteia-nos todos os anos no ínicio da Primavera , com flores que geralmente variam , entre tons brancos e amarelos claros , ou torrados , e que emanam um aroma doce característico , cosoante as espécies e variedades . É oriunda do norte da Europa , Mediterrâneo , China , Japão e Balkans .
Depois do género Tulipa , Narcissus é considerado o mais importante género de bolbos para jardim no mundo ocidental . Ainda assim , das cerca de 70 espécies do género , pouco mais de uma dezena foram cultivadas em massa . O que existe é muitas variedades criadas para o efeito .
A maior diversidade do género está concentrada em Portugal e Espanha , apesar disso , não se tem feito grande coisa para salvaguardar estas espécies , muitas delas consideradas muito raras .
Só dentro deste género existem 15 espécies ameaçadas e que constam na Red List da IUCN , são espécies selvagens e como tal mais expostas ao perigo .
A maioria das espécies que estamos habituados a ver , foram espécies cultivadas em larga escala para jardinagem e como tal não correm esse perigo .
  • Nota de classificação botânica : na classificação filogenética pertence á família Alliaceae e sub-família Amaryllidoideade .
Cultivo : ao contrário do que diz a lenda , não convém cultivar em solos encharcados , para há o risco de apodrecer o bolbo . Gosta de lugares luminosos mas algumas espécies também florescem com um poucode sombra .
De todas as bolbosas , é talvez a mais fácil de cultivar , porque se deixarmos os bolbos na terra em breve teremos muitos mais a encher o canteiro e raramente deixa um ano por florir.

Sem comentários: