sábado, 2 de fevereiro de 2008

Medronheiro

O arbusto da foto é um Arbutus unedo mais vulgarmente chamado de medronheiro . Tem o seu habitat em bosques da Europa Mediterrânea e em agumas regiões da América Central e do Sul , sul da Irlanda e Inglaterra . Cresce espontâneamente por todo o país , embora com mais frequência no sul , para os lados das serras algarvias de Monchique e Caldeirão . Nesta zona , o medronho adquire uma importância especial pois representa algumas das melhores tradições das aldeias serranias , para não falar que a aguardente de medronho se tornou na bebida "espirituosa" mais característica do Algarve . Um "calcinho " de aguardente de medronho , no fim do almoço é talvez o mais agradável digestivo , para um bom conhecedor dos melhores paladares tradicionais . E devo dizer que este último facto não se aplica somente nessa região ...

O medronho é um fruto de crescimento lento , levando por vezes até 10 meses a amadurecer...

Nomes comuns : ervedo , êrvedo . -Inglaterra: strawberry tree. -Brasil : árvore-dos-morangos -França : arbousier , arbre du fraises . - Espanha : alborocera , albornio , madroño , arbol de las fresas

Botãnica:

Família : Ericaceae

Género : Arbutus

Espécie : Arbutus unedo

Arbusto que pode ir até aos 10 metros de altura , embora o mais vulgar , seja os arbustos serem de porte mais pequeno . As folhas são lanceoladas de 5-10 cm de comprimento , lustrosas , de cor verde escuro por cima e mais claras por baixo . Os troncos e ramos são de cor castanha - avermelhada e apresentam uma superficie muito irregular "escamosa " (principalmente nos ramos mais velhos ) em que se consegue tirar pequenas lascas de casca . As flores de cor branca esverdeada , que mais parecem pquenos guizos , apresentam-se em cachos , pendentes e são muito atractivas para os insectos polinizadores . Os seus frutos são globosos , de cor verde no início , depois amarelos e finalmente vermelho escuro e têm um aspecto que mais parece uma cobertura de espinhosa .

Cultivo : É usado em jardins principalmente pela beleza das suas flores que em conjunto com os frutos maduros e as folhas verdes lustrosas , o tornam um arbusto muito bonito .

Precisa de sol pleno para se desenvolver bem e para florir , embora a espécie geralmente só dê flor com cerca de 10 anos de cultivo .

Propriedades medicinais :

  • As folhas e a casca deste arbusto podem chegar a conter até 36% de tanino , o que as torna muito adstringentes (que seca e constringe a pele e as mucosas ).Ingeridos em doses elevadas , os taninos podem impedir a absorção de alguns minerais , como o cálcio ou o ferro e de algumas vitaminas . Por isso, não se recomenda o uso prolongado de plantas ricas neste composto .

- Contém um tipo de glicósido fenólico , chamado arbutina , que lhe confere uma acção anti-séptica e anti-inflamatória . Usa-se para combater infecções urinárias , cistites e como ajudante nos cálculos e consequentes cólicas renais .

- A antocianina (ou glicósido antocianínico ) actua igualmente como anti-sépica , anti-inflamatória e protectora dos capilares .

  • Os frutos contêm vitamina C , niacina (mais conhecida por vitamina B3 ) e são uma das melhores fontes de Provitamina A , quando maduros .
  • O ácido málico contido nos frutos , é um tipo de ácido orgânico que aumenta a produção de saliva e limpa a cavidade bucal , produzindo sensação de frescura e diminuindo o número de bactérias causadoras de cáries e infecções na boca .

O único senão no consumo dos frutos , é que os medronhos podem chegar a conter 0.5% de álcool , pois o processo de fermentação pode iniciar-se na própria árvore . Por isso , e pelo efeito muito adstringente não convém abusar , senão , em vez de medicinal dará uma valente dor de barriga ...

Sem comentários: