sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Olhó bom do tremoço ...

É por esta altura do ano que as espigas coloridas e de aroma doce do Lupinus Luteus voltam a surgir para nos animar , mesmo a tempo de dar as boas vindas a todos os seres que "acordam " com a Primavera .
E é ver , em plena azáfama , os insectos atraídos pelas suas cores brilhantes de volta das suas flores . Iludidos , pois a flor da tremocilha apesar de tão bonita não contém néctar , somente um líquido adocicado , mas vendo bem ... acho que eles não se importam ...



  • Botânica : A tremocilha, ou melhor dizendo , o Lupinus luteus pertence á família botânica Fabaceae . Esta última , é a 3ª maior família de plantas existente , englobando cerca de 730 géneros , e divide-se em 3 sub-famílias , sendo uma das quais a Faboideae ( ou Papilionoideae , nome alternativo aprovado pela Internacional Code of Botanical Nomenclature ) da qual o Lupinus faz parte .
O nome deste género , Lupinus , vem da palavra latina Lupus , que significa lobo ; é que as suas folhas , se olharmos com atenção , fazem lembrar uma pegada de lobo .
É comum , que consoante a literatura consultada , surjam vários nomes de famílias , daí ser , por vezes difícil , descortinar qual a mais correcta ; ainda que diferentes , todas estas classificações estão correctas , mas com o surgir da nova classificação filogenética APG , é natural que alguns nomes da classificação clássica , entrem em desuso .
O género Lupinus compreende cerca de 200 espécies e encontra-se espalhado por toda a Europa , na região mediterrânica ocidental , África , América do Sul e América do Norte e Austrália, entre outros , consoante as espécies . Para além da espécie , existem ainda atribuídas sub-espécies, variedades, sub-variedades e formas . Geralmente a variedade distingue-se pela cor da semente e da flor e as sub-variedades pela cor das partes vegetativas e o factor ausência ou presença de antocianinas . Nesta área existem tantos nomes que não me atrevo a aprofundar mais a questão ...

  • Distribuição :
É uma planta que se adaptou bem e proliferou um pouco por todo o mundo , devido ás suas capacidades de resistência , principalmente á seca . Algumas espécies crescem até nos desertos do Arizona, Oregon , Texas , California e New Mexico , nos desertos do Peru e Chile e nos oásis do Sakhara . Crescem bem a sol pleno , em zonas moderadamente fertéis ou solos pobres e arenosos em todo o tipo de locais desde campos, clareiras de florestas , montanhas , falésias , margens dos rios ou zonas costeiras . A maior diversidade das suas espécies estão concentradas , imagine-se , nas zonas alpinas das Cordilheiras dos Andes , comprovando , mais uma vez, a sua grande adaptabilidade .
Características da planta:

Existem lupins das mais variadas cores . As variedades de jardinagem são as que apresentam maior gama de cores , desde vermelhos , rosas de vários tons , amarelos intensos , brancos , azuis e violetas . Já as flores dos lupins selvagens variam entre tons brancos , amarelos e azul arroxeados .
Por exemplo , o Lupinus albus tem flores brancas , o Lupinus luteus que é o das fotos acima tem flores amarelas e o Lupinus angustifolius que também se encontra muito em Portugal , tem flores azul arroxeadas .
Uma característica desta planta , é o facto de , tal como todas as leguminosas , ter a capacidade de melhorar os solos em que se encontra . As suas raízes principais , que alcançam uma profundidade de 1 a 2 metros , contêm nódulos de bactérias Bradyrhizobius sp. que fixam o nitrogénio do ar , transformando-o em azoto assimilável pelas plantas . Por isso , são muitas vezes usadas como cultura de poisio , para melhorar os solos entre colheitas .
  • E agora "last but not least " os famosos tremoços , pois é ... é daqui que vêem os tremoços que estamos habituados e que sabem tão bem...
Mas algo que eu não sabia , é que os tremoços , por si só , são tóxicos . Têm um elevado teor de alcalóides , como a anagirina e a espartéina , entre outros , que dão , no mínimo uma intoxicação alimentar com dores de barriga , náuseas , vómitos , tonturas e , para não falar do resto ...
Mas não se assustem os consumidores de tal aperitivo , pois por alguma razão , temos andado estes anos todos a comer tremoços demolhados . É que , todas essas toxinas desaparecem no fim de levados a "cozer" , ou colocando-os em água salgada por um bom tempo . Se não passarem por esses processos , são completamente intragáveis e tóxicos . Afinal , tudo tem uma razão de ser ....

1 comentário:

Unknown disse...

Adorei o seu 'post' sobre a flor da tremocilha. Tanto que, para dar a conhecer a origem do 'tremoço' coloquei o seu link na minha página do facebook :)
Um abraço