quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Salpicos de branco


Os dias começam agora a ser maiores , lentamente saímos dos meses de Inverno e damos as boas vindas ao sol . Nesta altura os campos começam a vestir-se de verde e uns salpicos de cor branca espreitam aqui e acolá .... é a Stellaria media L. Villars .
Mais uma planta silvestre a mostrar um ar de sua graça . A morugem como lhe costumam chamar , é muito apreciada pelas galinhas e pelos pássaros em geral , daí um dos seus nomes vulgares em inglês ser " chickweed" , ou por exemplo em português "erva-canária".
  • Nomes vulgares :
Como é já de prática corrente, a sabedoria popular atribui nomes comuns á plantas , e no caso desta , a lista é extensa . A seguir enumero alguns :
- Português: morugem , morugem -vulgar , morugem branca , morugem verdadeira , erva-moleira , orelha-de-toupeira , erva-canária , olho-de-toupeira , moruge . - Inglês : chickenwort , craches , maruns , winterweed , comon chickweed . - Espanha : álsine , pamplina de canarios , berrilo , quilloiquilloi , pajarera , hierba de los canarios , picagallina . - Francês : stellaire , mouron blanc , mouron des oiseaux .
  • Sinonímia : é também conhecida pelos nomes - Alsine media L . , Stellaria apetala
A Stellaria é nativa dos campos da Europa mas actualmente encontra-se espalhada por todo o mundo ; onde quer que exista um bom campo de cultivo lá está ela , pronta a troçar dos agricultores que lhe chamam de erva-daninha .
  • Botânica :
Pertence á família botânica das Cariofiláceas , e dentro do mesmo género , existem estas duas espécies , a S. graminea e a S. holostea ( folhas mais finas ) que são muitas vezes confundidas com a S. media . As suas flores têm uma particularidade , á primeira vista , cada pétala parece duas . Isto acontece porque são bipartidas na base e como as flores são tão pequeninas confunde-se facilmente . As sépalas são de cor verde e na maioria dos casos estendem-se para além da orla das pétalas , fazendo lembrar uma estrela . Mas ao contrário destas que só aparecem á noite , as flores da morugem , fecham e só tornam a abrir na manhã seguinte . Por vezes , quando o céu fica carregado de nuvens , em dias de inverno , e o tempo escurece de repente , lá tornam elas a fechar .
  • Propriedades medicinais :
Segundo alguma literatura , a morugem é usada para fins medicinais , por ser rica em sais minerais e oligoelementos (especialmente magnésio , potássio , silício , cobre , ferro e fósforo ) e em vitaminas do grupo C e B . Mas é devido ao seu teor em saponinas ( do latim saponem , sabão ) que se deve a maior parte das suas propriedades .
No meu ver , existe algum contrasenso neste caso , pois é precisamente devido ao seu alto teor em saponinas que foi proibido o seu uso , sendo até considerada como tóxica em Espanha . Por cá , especialmente na zona norte do país , sei que é muito apreciada em saladas e continua a ser consumida , sem que tenha havido registo de casos de intoxicação . São também , longamente conhecidas , (já desde o tempo de Dioscórides , no primeiro século da nossa era ), as suas propriedades tonificantes (no caso de fadiga ou esgotamento ) e emolientes ( no caso de gastrites , para proteger a mucosa do estômago ) . No fim de contas , o seu uso mais seguro será , quando usado externamente , sob a forma de cataplasmas . Aplica-se nestes casos , com grande sucesso , para eliminar a inflamação da pele , devida a contusões , irritações ou queimaduras solares e químicas .



Sem comentários: