segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Erva - pombinha

Hoje venho falar de uma " ervinha " muito vulgar que cresce pelos nossos campos . Podemos vê-la em campos de cultivo , de pousio , nas beiras dos caminhos ou até mesmo nos jardins quando os terrenos são ricos em nutrientes , argilosos e até arenosos . A planta da foto , por exemplo , está num terreno arado e argilo - arenoso e todos os anos elas lá crescem espalhadas aqui e acolá . É originária da Europa e Ásia mas actualmente cresce também na América do Norte .
  • Nomes comuns : Erva-molarinha , erva-pombinha , fumo - da- terra , moleirinha . Em Espanha : fumaria, palomilla , flor de pajarito , hierba de conejos . Em Inglês : fumitory , earth smoke . Em França : fumeterre . Muitos dos seus nomes comuns devem-se a factos reais como por exemplo ser o principal alimento de algumas espécies de aves ou o facto de quando é torcida ou esmagada a planta fazer chorar como se fosse fumo .

  • Botânica :Fumaria officinallis - género Fumaria e pertence segundo a classificação clássica á familia das Fumariáceas e segundo a classificação APG II á família Papaveraceae e sub- família Fumarioideae .
Esta planta é uma herbácea anual com flores individuais de 7 a 8 mm que em grupos de 20 a 30 formam a haste floral . As suas folhas são de um verde-azulado em ambos os lados .
A fumária começa a florir no início do ano e prolonga a sua floração até meados de Outubro .
  • Propriedades medicinais :

É uma planta que apresenta alguma toxicidade se não for usada correctamente e como tal o seu consumo deverá ser sempre acompanhado por um profissional de Fitoterapia . Ainda ssim enumerarei alguns aspectos medicinais desta planta meramente como informação adicional . Geralmente as partes utilizadas da planta são as folhas e as flores e nunca a parte da raíz .

  1. É usada pelas suas propriedades anti -inflamatórias e anti-histamínicas ( por conter alacalóides derivados da isoquinoleína - fumarina ) em eczemas e erupções da pele .
  2. Em afecções hepáticas como a congestão ou mau funcionamento do fígado , devido ao seu efeito colerético ( estimulante da secreção da bílis ).
  3. Na hipertesão arterial por ser uma planta com efeitos diuréticos e depurativos ( devido ao seu elevado teor em sais de potássio ), antiespamódicos e fluidificantes do sangue .

1 comentário:

celia disse...

eu tambem tenho uma saõ lindas