quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Camélias

Acho que a ideia de camélias traz consigo uma certa noção de nobreza . Não sei se , por terem sempre folhas muito lustrosas , impecavelmente verdes , e flores ( que por poucas que sejam ) num fundo assim tão verde era impossível não sobressairem , quase como se estivessem a pedir para ser admiradas . As seguintes fotos são das poucas camélias que tenho em meu jardim , estão nesta altura a florir , cada qual á sua vez .
Camellia japonica
As camélias são originárias da Índia , China , Japão e Indonésia . O género Camellia contém mais de 80 espécies que se apresentam tanto sob a forma de arbustos , como de árvores de grande porte . Este género foi cultivado na China e Japão durante mais de mil anos , e só chegou á Europa em inicios do séc.XVIII , mas desde então que encantou jardineiros e hoje , a conhecida "cameleira ", floresce em jardins de todos os cantos . Cerca de 5000 mil híbridos desta planta foram criados a partir de cruzamentos entre a Camellia Japonica e alguns mais a partir da Camellia sasanqua e da C. reticulata . Esta geração de novas camélias , começou , quando em 1930 , um criador , J. C. Williams , cruzou uma camélia japonica com uma C. saluenensis . O híbrido que daí resultou , chamado Camellia x williamsii , veio iniciar uma longa linhagem de plantas que viriam a conquistar ainda mais admiradores deste belo género .
Camellia japonica

Cultivo:
Pertencente á família botânica das teáceas , a japoneira , como também é chamada , necessita de solos ácidos , com ph entre 5.5 e 6.5 , para se desenvolver bem . Quando cultivada em solos calcários , tem tendência a sofrer de clorose , uma carência de ferro que provoca o amarelecimento das folhas . Isto acontece porque o ph alto não deixa a planta absorver o ferro existente no solo . Poderemos corrigir a situação usando um substrato ácido , próprio para estas plantas , ou então incorporando no solo á volta da planta , sulfato de ferro ou de aluminio . Muito bom é também pulverizar as folhas com uma solução de quelato de ferro , pois a planta absorve mais rapidamente o ferro , recuperando a sua cor verde natural.
Um bom truque adicional , é espalhar no pé destas plantas uma boa dose de caruma de pinheiro , pois a sua decomposição torna o solo mais ácido . Não só ajudamos a planta mas também fica agradável em termos estéticos .

Camellia japonica

As camélias resistem ás geadas quando a temperatura não desce para além dos 10ºC , ou então quando são geadas ocasionais e de curta duração . Quando os invernos são mais rigorosos , convém protegê-las enquanto são pequenas . Regra geral dão-se bem com luz directa , mas poderá acontecer , em dias mais quentes de Verão , que as suas folhas fiquem queimadas , ( se estiverem em vaso ficam ainda mais sensíveis ).
Uma curiosidade : é da espécie Camellia sinensis que se retiram as folhas para fazer chá.
Estas folhas dão origem a muitos tipos de chá conforme o cultivo , a altura da colheita e o preparo a que são sujeitas .
  • Por exemplo as folhas mais tenras e não fermentadas dão origem ao chá branco , que por ser mais raro é também mais dispendioso .
  • Já o conhecido chá - verde é feito de folhas levemente fermentadas e o chá-preto é o mais forte e mais cafeinado por ser feito com mais fermentação .
  • o chá -oolong tem características semelhantes ás do chá verde tendo uma fermentação mediana entre este e o chá - preto.
O chá - verde , talvez o mais usado por todos nós , é conhecido por conter substâncias antioxidantes , chamadas de polifenóis , que previnem o envelhecimento celular devido á acção dos radicais livres .Tem também inúmeras vitaminas , manganês , potássio ; e taninos que fazem diminuir as taxas de "mau" colesterol no sangue .

Sem comentários: