terça-feira, 4 de março de 2008

Arruda -Planta ancestral


" Era uma vez ..."
Bem que poderia ser o início da descrição desta planta ancestral e mística . Desde a Idade Média , que a arruda , como é vulgarmente chamada , faz parte de mitos e lendas , que continuam a despertar a nossa curiosidade e imaginação . Ainda hoje , ditados antigos , dizem que não há melhor planta para espantar o mau-olhado e as más energias , do que um "pézinho de arruda ".
Na Grécia Antiga , o seu poder ia mais longe , e era mesmo usada para fastar as forças do mal , segundo as crenças míticas desta civilização .
São encontradas referências impressionantes , quanto ao uso desta planta nas práticas mágicas do passado . Até William Shakespeare, na sua obra sobejamente conhecida, "Hamlet" , se refere á arruda , como a " erva-sagrada dos domingos ", pois naquela altura era usada pela Igreja para praticar cerimónias exorcistas .
Também no Brasil , durante os tempos coloniais , era hábito usar-se um raminho de arruda como amuleto , para trazer sorte e protecção .
Há escritos , datados de 1551 , de Hieronymos Bock , ( que era um pastor luterano alemão , considerado como um dos pais fundadores da Botânica ) , em que se fazia referência a esta planta , mas como anti-afrodisiaco , na altura dizia-se que os monges e religiosos deveriam ingerir arruda para garantir pureza e castidade . Certo é , que esta planta , era realmente muito encontrada , nos jardins dos claustros dos conventos e mosteiros .

Botânica :
O nome botânico da arruda é Ruta graveolens e pertence á família das Rutaceas .
O género Ruta contém 8 especies , maioritariamente arbustos , que podemos encontrar , espalhados por climas temperados da Eurasia . É originária da Europa , mais precisamente da zona do Mediterrâneo .
Tem vários nomes comuns tais como :
  • Portugal :ruda , arrúdia
  • Brasil : arruda- fedorenta , arruda-doméstica , arruda-dos-jardins
  • Espanha: ruda , ruda comúm, ruda de Castilla , ruda hortense , arruda
  • França : rue , péganion, herbe de grâce
  • Inglaterra: comom rue , herbe-of-grace
A arruda é uma planta herbácea que pode chegar a ter 1 metro de altura no máximo .Tem folhas pequeninas , de cor verde acinzentada e flores amarelas esverdeadas .
Cultivo :
Diria que é uma planta , que de nobre , não tem nada , acho mesmo que é bastante rústica e muito resistente. É uma das plantas que melhor resiste ás geadas , e se não tivermos algum cuidado , em 2 ou 3 anos , temos o jardim cheio de arrudas pequeninas . Gosta de solos levemente alcalinos , bem drenados , ricos em matéria orgãnica e com algumas horas de sol directo por dia .
Tem também a desvantagem de emitir um cheiro intenso muito característico , que certamente não agradará á maioria das pessoas , e de poder provocar reacções alérgicas no contacto com a nossa pele .
Apesar de tudo isso , é uma planta que veio para ficar , e tantos séculos volvidos ainda se mantém nos nossos jardins .
Propriedades medicinais :
Por incrível que pareça , a arruda mesmo sendo uma planta tóxica , tem aplicações medicinais , já com longa tradição . A planta contém uma essência , rica em metilnonilcetona , de forte actividade ocitócica e emenagoga , sendo por isso usada em afecções ginecológicas .Mas , de notar , tal como é usual com quase todas as plantas medicinais , que está proibido o seu uso a mulheres grávidas .
A planta tem propriedades antiespamódicas e antisépticas , pelo que se refere o seu uso para acalmar as cólicas abdominais .
A rutina , ou rutosido (vitamina P) contida na arruda , confere-lhe também , propriedades anti-hemorrágicas , aumentando a resistência dos vasos capilares ; aplica-se nste caso para o tratamento de varizes .
Como se trata de uma planta , potencialmente tóxica , o seu uso por via interna não é aconselhado , a não ser que seja seguido por um profissional de Fitoterapia .Assim o seu uso mais seguro é por via externa , recorrendo a compressas . Nestes casos tem boas aplicações , por ter propriedades revulsivas ( que atrai o sangue dos orgãos congestionados para a pele ) , no tratamento de dores reumáticas e em afecções dermatológicas , como a psoríase ou eczemas .

Alelopatia :
As plantas têm uma maneira muito própria de se defenderem de pragas e de outras plantas , libertando substâncias no ar e no solo . Essas características são explicadas pela alelopatia .
A principal função das substãncias alelopáticas , é a de defender a planta emissora , mas nesse processo poderão ajudar a defender , outras plantas , que se encontrem no mesmo local .
Neste aspecto , a arruda é uma mais-valia para o seu jardim , pois ajuda a afastar alguns insectos nocivos através do seu aroma repelente ( só não funciona com as moscas , que como toda a gente sabe , não se espantam facilmente ) .
Ajuda a manter os cítricos saudáveis , e , as suas folhas quando fervidas por 5 minutos e pulverizadas , são óptimas para combater os pulgões .

Sem comentários: