sábado, 1 de março de 2008

Cacto - do -Natal

Schlumbergera truncata

Esta bonita flor , pertence a uma suculenta do género Schlumbergera e é originária do Brasil .

Este género inclui 6 espécies , que crescem em rochas e árvores da floresta brasileira , onde a sua polinização fica a cargo dos beija-flores .

Sinonímia : Zygocactus , Zygocereus , Epiphyllum ( menos frequente ).

Existe em várias tonalidades desde os vermelhos , laranjas e róseas até aos lilás , amarelos e brancos . Existem hoje numerosos híbridos , mas as espécies originais , eram antigamente mais pendentes do que os híbridos de hoje, que têm caules mais erectos . Alguns chegam a ter 60 cm .

Curiosamente , muitos cultivares de cor amarela , viram para rosa a baixas temperaturas .

No Brasil, de onde são nativas , chamam-lhe cacto-da-Páscoa ou flor -de-Maio , pois a sua época de floração , que é no Outono-Inverno , no Brasil dá-se neste mês .

Por cá , floresce em Dezembro-Janeiro , que são os meses correspondentes ao nosso Inverno . Por isso chamamos-lhe cacto-de-Natal .

Cultivo :

Precisa de luz para florir, mas não sol directo , e tal como na restante família das Cactáceas , as regas deverão ser controladas , para que não apodreça as raízes .

Gosta de solo fértil , permeável e ligeiramente ácido e no Inverno deverão reduzir-se as regas . A adubação deverá ser feita no período de crescimento , de maneira a que se desenvolva o suficiente , para suportar a época de floração .

Para obter novas plantas , basta secar um segmento por cerca de 5 dias e depois plantá-lo , que depressa surgirão novas raízes .

É uma suculenta , que é muitas vezes confundida com outra , chamada Rhipsalidopsis , mas cuja flor e folhas , são muito diferentes ( principalmente nas flores , que na Rhipsalidopsis têm a forma de um sininho ) .Para além disso , florescem em épocas diferentes . Cá , a Schlumbergera , floresce em Dezembro e a Rhipsalidopsis em Maio .

Sem comentários: