segunda-feira, 10 de março de 2008

Erva - andorinha

  • Botânica :
A celidónia é uma planta herbácea vivaz , da família das Papaveráceas ( a mesma das papoilas ), que atinge entre 30 a 70 cm de altura e tem os caules cobertos de " pêlos ". Floresce nesta altura do ano e tem flores pequeninas que aparecem em grupos de 2 a 6 , e os seus frutos são cápsulas com cerca de 5 cm , com pequenos apêndices brancos ricos em óleo , que lhes servem para que as formigas os dispersem .
Nome ciêntifico : Chelidonium majus L. Género : Chelidonium

  • Nomes vulgares : Portugal : erva-andorinha , erva-das-verrugas , quelidónia , quelidónia-maior , ceruda Madeira : cedronho Espanha : Celidonia mayor , hierba celidonia , hierba verruguera , hierba de la golondrina . França : chélidoine , herbe d'hirondelle Inglaterra : (greater ) celandine

Conheci pela primeira vez esta planta , através da minha mãe . Ela havia lhe sido dada á pouco tempo , e como sabe que também gosto destas coisas , chamou-me e mostrou-me a nova aquisição do seu jardim .Curiosamente, chamou-lhe " planta do mercurocromo " ; acho que nesse dia nasceu mais um nome vulgar de uma planta que até então nos era desconhecida .

O porquê desse nome , é que a seiva da célidónia é muito invulgar ...quando se corta qualquer parte desta planta , ela liberta um látex de cor amarelo-alaranjado que faz lembrar uma tintura .

  • Propriedades medicinais :

Foi por volta do séc.I d.C. que Discórides , reparou que as andorinhas usavam esta planta para tocar nos olhos dos filhotes , facultando-lhes a vista . Curiosidade desperta , e foi um passo para que estudos fossem feitos acerca da celidónia .

O látex que se desprende de toda a planta contém , cerca de 10 alcalóides dos quais o mais activo é a quelidonina . Tem propriedades coleréticas ( que aumenta a quantidade de bílis segregada pelo fígado , facilitando a digestão das gorduras ) , antiespamódicas ( que impede os espasmos dos orgãos ocos , como o estõmago , vesícula ou bexiga , evitando assim as cólicas ), sedativas e ligeiramente soporíferas ( indutoras do sono ) .

No entanto , devido á sua toxicidade, e ao facto , de ter de ser muito bem doseada , o seu uso generalizou-se mais por via externa , por não apresentar tantos riscos .

A seiva da planta pode aplicar-se directamente na pele , sobre a zona afectada , desde que não hajam feridas abertas .

Tem propriedades antimitóticas ( que impede a divisão (reprodução ) de células , por exemplo cancerosas ) , é por isso muito usada para tratar calosidades e verrugas ; e é antivírica , revelando bons resultados nos casos de herpes , mesmo os mais difíceis de tratar .

  • Habitat e cultivo :

Gosta de solos ricos em nutrientes , e cresce geralmente em muros húmidos e sombrios , escombros e beiras do caminho . É uma planta originária da costa Mediterrânica , que se encontra naturalizada na América do Norte e em toda a Europa . Em Portugal encontra-se quase por todo o país , do norte ao sul .

Sem comentários: