sábado, 21 de agosto de 2010

Flor - de - ouro

Traz na bagagem muitos e muitos séculos de histórias e tradições . Especialmente estimada no Japão onde  o imperador ordenou que se adoptasse como selo oficial , a flor do crisântemo ultrapassou barreiras de espaço e tempo e encontramo-la hoje mais presente do que nunca .




Para além da  beleza natural ,  encontra-se profundamente enraizada na história deste país .
O trono do imperador é chamado de Trono do Crisântemo ( 菊花紋章; kikukamonshō ou kikkamonshō).
Em 1876 o Imperador Meiji do Japão estabeleceu uma ordem denominada Ordem Suprema do Crisântemo 大勲位菊花章 (daikun'i kikkashō ) onde simbolicamente se atribui esta flor em forma de "collar" ou   " grand cordon " sendo a última a maior honra com que se pode ser condecorado .


Trazida para a Europa no séc. XVII já se tornou presença assídua em todas as floristas e inclusive nas nossas tradições , sendo a flor de eleição para homenagear os entes queridos no Dia de Finados . Apesar de cá , nos lembrar um pouco a tristeza , no Oriente é interpretada de forma completamente diferente , as suas cores e o aroma intenso são sempre associados á luz do sol ,longevidade ,  alegria e felicidade prósperas .





....................................................................................................................................................................
O seu nome ciêntifico foi atribuído por Linnaeus e vem do grego  "chrysous " ou dourado  ( pois as flores originais eram de cor amarelo-dourado ) e  "anthemon " que significa flor . Em japonês o seu nome é  菊 kiku .




Cultivo : São plantas de exterior que gostam de sol pleno e terrenos bem drenados ligeiramente ácidos . Evite excesso de regas e adube no princício do Verão . Desponte a planta caso queira ter mais botões de flor ou se preferir flores maiores retire os botões laterais .



 

Sem comentários: