O género Chaenomeles engloba 3 espécies (C. speciosa ,C. japonica e C. cathayensis ) de arbustos de folha caduca , nativos das terras altas e florestas de elevada altitude do Japão , China e Coreia .
Estes arbustos espinhosos geralmente não ultrapassam mais de 1.5 m de altura e são muito resistentes ás geadas . Cenário vulgar , é vê-los floridos em pleno inverno por vezes cobertos de uma fina camada de gelo .
As suas flores de 5 pétalas e de cor laranja-escarlate com estames proeminentes de cor laranja , nascem nos ramos dos anos anteriores , logo no início da Primavera , ainda a tempo de apanhar as últimas geadas , e com alguma sorte , darão frutas deliciosas que são muito usadas para fazer doces e geleias .
A sua floração , embora que mais escassa , poderá durar até ao início do Verão , altura em que as sua nova folhagem já estará completamente reposta .
Sininímia : Chaenomeles maulei
Cultivo : Dá-se bem em solo drenado e fértil ou moderadamente fértil e com alguma exposição solar .
Não se tratando de uma planta exigente , é muito vulgar encontrá-la em jardins públicos , aliás o exemplar da foto cresce actualmente bonito e vigoroso no jardim do Cartaxo , distrito de Santarém .
A sua duplicação poderá ser feita por sementes no Outono ou então através de estacas herbáceas durante a Primavera . Caso use estacas lenhosas recorra á ajuda de hormonas de enraizamento .
Sem comentários:
Enviar um comentário