Bom ... mas passemos ás apresentações ... esta é a Berbéris linearifolia "orange King ". É originária da Argentina e dos Andes chilenos e pertence á família botânica das Berberidáceas.
Porque um jardim jamais está completo , até nos dias mais cinzentos , uma flor desponta para nos lembrar que uma nova estação repleta de cor e de aromas doces se avizinha. Mesmo quando o frio e a penumbra parecem ter vindo para ficar , o nosso jardim nunca dorme... e em breve, explodirá numa paleta de cores que quase nos faz desejar que permaneça assim para sempre , florido e exuberante. Talvez a maior lição que a Natureza nos ensina , é que a transformação é a única coisa que permanece.
sábado, 3 de maio de 2008
Cor de laranja no meu jardim
Dizem que a cor-de-laranja revigora e dá energia ... certamente , verdade .
Estas flores , apesar de pequeninas , enchem o olhar , de tão vibrantes que são as suas cores .
Esta , ainda pequena , planta perene , chega a atingir 1.8 m de altura e 1.5 m de diâmetro . As suas folhas de verde escuro brilhante na face superior , têm uma coloração acinzentada no verso e na altura da Primavera dividem o seu espaço com cachos de flor que na variedade "orange King " são de um laranja ainda mais intenso .
O género Berberis engloba cerca de 450 espécies de plantas , arbustos resistentes , alguns de folha caduca e outros perenes , com espinhos na intersecção das folhas com os caules .
Tal como pude constatar , da última vez que tentei apanhar umas baguitas . Um verdadeiro abre-olhos , como se costuma dizer ....
A maioria das espécies é originária da Ásia , alguns da Europa e outras , tal como esta , da América . Geralmente distribuem-se mais pelo hemisfério norte .
Curiosidade : Estas plantas são muito usadas no fabrico de tintas para tingir tecidos , peles e até cabelo .
Cultivo :
Cresce bem tanto em sol pleno como sombra parcial , mas as suas cores de Outono ficam ainda mais bonitas se cultivada em sol pleno .
Poderá propagá-la através de sementes , mas corre por aí que são fracas as hipóteses de dar alguma coisa . Mais fácil será através de rebentos herbáceos no início do Verão , ou então estacas semi-lenhosas em principios do Outono .
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário