Porque um jardim jamais está completo , até nos dias mais cinzentos , uma flor desponta para nos lembrar que uma nova estação repleta de cor e de aromas doces se avizinha. Mesmo quando o frio e a penumbra parecem ter vindo para ficar , o nosso jardim nunca dorme... e em breve, explodirá numa paleta de cores que quase nos faz desejar que permaneça assim para sempre , florido e exuberante. Talvez a maior lição que a Natureza nos ensina , é que a transformação é a única coisa que permanece.
domingo, 6 de janeiro de 2008
O nascimento da Fitoterapia
Desde o mais antigo dos tempos que as plantas são utilizadas pelo homem para diversos fins . Muito se evoluiu desde a altura em que os nossos antepassados remotos usavam a madeira para se aquecerem e frutos , bagas ou raízes para se alimentarem.
Para chegarmos aos conhecimentos de hoje muitos homens e mulheres trabalharam no terreno ; desde Hipócrates (c. 460-c. 377 a.C.) , ilustre médico da Antiguidade até Plínio , O Velho (como era chamado ) , um oficial da marinha , homem do Estado romano e naturalista que redigiu inúmeras obras , entre as quais a História Natural , a grande enciclopédia em 37 volumes sobre o conhecimento da época , as suas descrições de plantas e utilizações ainda hoje constituem uma referência nesse patamar ,mesmo após dois mil anos.
Vastas colecções de livros , verdadeiros tesouros da História assolam as diversas bibliotecas do mundo , escondidos dos olhares , por se tratarem de verdadeiras relíquias a estimar , mas nada do que lá está escrito se perdeu pois foram os pilares da Fitoterapia moderna .
O século XVI - o Renascimento - deu um novo brilho aos conhecimentos adquiridos até á data pois possibilitou ( devido á invenção da imprensa no séc. anterior ) que agora se adquirissem livros , pelo menos aqueles que soubessem ler e que tivessem posses para os adquirir .
Com o avanço da medicina Molecular no séc. XIX e XX nos anos que se seguem o que antes era afirmado com base em conhecimentos empíricos é agora provado com base em investigações ciêntificas .
Nasceu a Fitoterapia Moderna . Assistimos hoje a uma panóplia de aplicações , não só na indústria farmacêutica , mas, em muito maior escala , a indústria agro - alimentar e a cosmética . Apesar de haver em meados do séc.XVII os primeiros sintomas de declínio deste grande estudo que são as plantas medicinais , punindo com a fogueira e tortura as chamadas feiticeiras , por se atreverem a fabricar "saquinhos " milagrosos e poções mágicas , a longa tradição de plantas aromáticas e medicinais nunca foi esquecida e assume nos nossos dias o papel de grande auxiliar , pelo seu poder preventivo e também curativo .
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário