A Equinácea foi usada inicialmente na comunidade Aborígene dos estados de Nebraska e Missouri (E.U.A.) . Naquela altura , já eles conheciam o poder desta pequena planta , que curava feridas infectadas e mordeduras de serpentes e que se viria a tornar tão importante para a humanidade . Só em finais do séc. XIX um investigador médico , D.Meyer descobriu as suas propriedades convivendo entre esta comunidade .
É hoje uma das plantas sobre as quais mais estudos cientificos foram realizados. Oriunda do vale do grande rio Mississipi , esta planta cultiva-se hoje um pouco por toda a Europa ; tem caules ocos que podem chegar a atingir um metro de altura e folhas alongadas e estreitas cobertas de pêlos que a tornam um pouco áspera ao toque . Pertencente á Família das Compostas a Echinacea angustifolia D.C. é hoje usada em inúmeros preparados farmacêuticos como pomadas , cremes , tinturas e até capsúlas . A composição da sua raiz é muito complexa , com muitas substâncias activas de entre as quais se destacam as seguintes :
- óleos essenciais
- Equinacósido ( que tem um acentuado efeito antibíotico )
- poliacetilenos ( com efeito bactericida e fungicida )
- factor inibidor de hialuronidase (enzima produzida pelas bactérias quando destroêm o tecido conjuntivo , para os germes se difundirem ) ao inibila detém a sua difusão pelos tecidos
- resinas , inulina e vitamina c
Todas estas substãncias proporcionam á equinácea propriedades :
- Imunoestimulantes
- Anti- inflamatórias
- Antitóxicas (estimula o processo de desintoxicação nos rins e no fígado )
- Antibiótica e antivírica
- Anticancerosa (propriedades comprovadas até agora só in vitro )
- é usada também em lesões da pele como dermatoses , eczemas , acne , foliculite , feridas ou queimaduras pela sua acção antiinfecciosa , cicatrizante e regeneradora dos tecidos .Em picadas de insectos desintóxica , neutraliza parcialmente o veneno e evita o seu alastramento .
Mesmo o melhor antibiótico sintético fracassará se as nossas defesas não colaborarem na luta contra a infecção , nesse sentido , a equinácea exerce uma notável acção de ajuda como imunoestimulante , fortalecendo as defesas, aumentando a produção e a eficácia dos leucócitos no sangue . Mesmo tendo uma acção mais lenta , os seus resultados como preventivo e curativo , isento de efeitos secundários , colocam esta planta como uma gigante aliada para a nossa saúde .
Nada mal , para uma "pequena" planta ...
Sem comentários:
Enviar um comentário