sábado, 6 de agosto de 2011

Biocombustível ... ecologia na aviação



Depois da companhia aérea KLM ter sido pioneira na ideia com o seu voo experimental bem sucedido, e  da Aeromexico,  ter atravessado o oceano Atlântico, até Madrid, realizando o primeiro voo comercial transatlântico ecológico , é agora a vez da companhia aérea alemã Lufthansa seguir as passadas verdes , ao descolar com os primeiros voos regulares usando uma mistura de biocombustível  e combustível  tradicional .

Por enquanto , somente o  Airbus A321, que diariamente faz a ligação entre as cidades alemãs de Hamburgo e Frankfurt está preparado para o biocombústivel já que a conversão das aeronaves se revela difícil.
Ainda assim , com a entrada em vigor de novas leis no que toca ás emissões de carbono , tornar-se-á mais rentável a logo prazo esta transformação pois terão de pagar menos por aquilo que poluem.
Um bom exemplo de , como por vezes , interesses económicos vêm incentivar a adopção de posturas mais " environment friendly" por parte das grandes indústrias .

Contudo existe ainda o facto dos seus fornecedores serem obrigados a comprovar a sustentabilidade do processo de produção do biocombustível ,  cumprindo os critérios de sustentabilidade (“Renewable Energy Directive”) adoptados pelo Parlamento e Conselho Europeu ,
bem como , a garantia  que a extracção não provoca o desmatamento de florestas tropicais , como veio a acontecer por exemplo no caso da produção do óleo de palma usado hoje em dia na indústria alimentar e cosmética .  Facto este que continua  a ser ignorado pois os interesses financeiros são neste caso contraditórios á postura de sustentabilidade .  

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