terça-feira, 9 de novembro de 2010

uma nova página á luz da antropologia...mesmo á porta de casa :)





Ainda sujeita a divergências de opiniões , a propósito do seu significado para a tese da miscigenação ( que defende ter havido cruzamento entre o Homo Sapiens e o Homem de Neandertal ) , está a recente descoberta efectuada por um estudante de História do Património , no Vale de Lapedo em Leiria .

Uma nova página no extenso capitulo  da nossa História , nossa enquanto Humanidade , que servirá de degrau para um novo nível de conhecimento antropológico , e tudo isso , na pacata da nossa terra onde nada acontece , bom ... ou pelo menos acontecia .

O Menino de Lapedo , assim chamaram , ao esqueleto com 24500 anos descoberto por Pedro Ferreira , apresentava características osteológicas muito claras , tanto do Homem moderno como do Homem de Neandertal , ambos possuidores de caracteristicas morfológicas notoriamente distintas entre si . Este achado segundo  Erik Trinkaus , antropólogo da Universidade de Washington (EUA),  significa que “A questão já não é saber se houve mistura, mas em que grau ela ocorreu” .  


Esta descoberta arqueológica vem dar um novo rumo ao estudo da evolução da espécie humana e , deitar por terra , a teoria que  defende que os neandertais desapareceram sem se cruzar , de todo , com os humanos modernos e sem deixar descendência .
Tratava-se efectivamente até á data , da primeira prova em contrário , mas se tal facto se poderá imbuir em si de um significado tão vasto , ou se , se terá tratado de um raro caso de miscigenação sem demais repercussões em todo o processo evolutivo , isso , idiossincrasias á parte , e deixando o estudo aos entendidos na matéria , ainda ninguém o pode afirmar , ao certo , nem mesmo eles os entendidos ... : )



Sem comentários: