domingo, 23 de maio de 2010

Sumaúma - fotossíntese no tronco

Tem o nome vulgar de paineira ou árvore -de-lã , este último devido ás suas sementes que quando abrem apresentam muitos filamentos sedosos para facilitar a dispersão pelo vento que nos fazem lembrar uma bolinha de algodão . Este exemplar achei-o no jardim do Museu de Fotografia Carlos Relvas na Golegã .
De nome Chorisia speciosa , esta árvore de grande porte pode atingir até 30 metros de altura e é originária da América do Sul , Argentina e Brasil .
Pertence á família botânica das Bombacáceas e ao género Chorisia , mais recentemente coma synonímia de Ceiba .
Esta árvore imponente possui inúmeras características muito interessantes , que lhe conferem ainda um maior carisma para além do conferido pelas próprias flores em jeito de hibisco .
Uma característica muito sui-generis é o facto de possuir espinhos muito aguçados em todo o seu tronco até á idade de cerca de 20 anos , altura em que começam a ser absorvidos pela casca até desaparecerem . Floresce em meados do Verão até ao inicio do Inverno nas cores que vão desde o rosa claro até ao salmão , brancas ou rosa de tonalidade mais escura . Os centros das flores podem variar também desde o amarelo esbranquiçado até ao amarelo dourado . Mais uma característica interessante é que dentro da mesma espécie o número de flores , a cor e o número de espinhos que o tronco apresenta podem diferir muito .
Esta árvore realiza fotossíntese , adivinhe-se ... também ao longo do tronco , através de estrias contendo tecidos com pigmentos fotossíntéticos que auxiliam no seu desenvolvimento contínuo , até durante o Inverno altura em que perde as folhas . Talvez por este facto apresenta um crescimento muito rápido , sendo por isso muito escolhida em jardinagem para a rápida reflorestação de espaços livres .

Sem comentários: