Porque um jardim jamais está completo , até nos dias mais cinzentos , uma flor desponta para nos lembrar que uma nova estação repleta de cor e de aromas doces se avizinha. Mesmo quando o frio e a penumbra parecem ter vindo para ficar , o nosso jardim nunca dorme... e em breve, explodirá numa paleta de cores que quase nos faz desejar que permaneça assim para sempre , florido e exuberante. Talvez a maior lição que a Natureza nos ensina , é que a transformação é a única coisa que permanece.
terça-feira, 5 de maio de 2009
Gerberas
segunda-feira, 4 de maio de 2009
Acer

Em meados do Outono as folhas cor de vinho dão lugar a tons cor de laranja avermelhado.
Apesar de imediatamente associarmos esta árvore a estas paragens e de haver algumas espécies originárias do norte do Japão , a família Aceraceae é composta por cerca de 120 espécies com distrubuição pelo mundo inteiro : Europa , norte de África e América do Norte e Central .
Nesta família de plantas , existe de tudo , desde espécies ameaçadas de extinção até outras que são consideradas invasivas (em alguns locais , diga-se ).
Como espécie vulnerável temos por exemplo , o Acer duplicatoserratum , ou o Acer pycnanthum .Este último cresce no Japão e é uma espécie ameaçada , vulgarmente conhecida por Hana no ki . Considerado muito raro , está agora confinado a uma pequena parte da ilha Honshu e alguns especimens são até protegidos por vedações , sendo considerados como "monumentos naturais nacionais ".
Muitas outras espécies estão igualmente em perigo , tais como o Acer erythranthum da Indonésia ou o Acer caesium dos Himalaias , devido ao corte para exploração de madeiras .
Nunca é demais lembrar por isso que , ao comprar a sua mobília se informe do tipo de madeira que é e se possível a sua proveniência . Acho que chegou a altura de tentar retribuir tudo de bom que as árvores , os grandes pulmões da humanidade , fazem por nós .
Foto acima de: http://www.kepguru.hu/
domingo, 3 de maio de 2009
Azevinho
Aqui fica a lista de alguns sites onde aparecem fotos de flores que facilitam esta distinção :
- http://www.sbs.utexas.edu/bio406d/images/pics/aqu/ilex_vomitoria.htm (este possui fotos de uma flor fêmea e de uma flor macho )
- http://en.wikipedia.org/wiki/Holly (também aqui aparecem fotos de ambos )
- Foto de flores do azevinho macho : http://www.flickr.com/photos/bienenwabe/2422180681/in/set-72157603241639921/
- Em baixo , foto que tirei das flores de um azevinho fêmea:
Quanto á questão de ser uma planta difícil de encontrar no Brasil , fica a sugestão de tentar adquirir sementes da planta em lojas online ou em fóruns de jardinagem .
Em resposta á ultima questão que me colocaram , a cor da folha não é um indicativo se é macho ou fêmea , é antes um dos indicativos da espécie . Na foto em cima , calhou por acaso a folha ser variegada e ser fêmea mas podem haver espécies de folha só verde . Na distinção á que focar essencialmente a flor .