terça-feira, 5 de maio de 2009

Gerberas

As gerbéras são plantas herbáceas e perenes que nos chegam vindas de África , Ásia e Madagáscar consoante as espécies , que são cerca de 40 .
Foi assim nomeada , em homenagem a Traugott Gerber , um naturalista alemão encarregado de construir o jardim botânico de Moscovo.
Pertencem á família botânica das Compostas ou Asteraceae , a maior de todas as famílias e a única espécie que é comercializada é a Gerbera Jamesonii , ou como lhe costumam chamar , margarida Barberton ou margarida-do-transvaal. Esta espécie em particular , a Gerbera jamesonii é nativa da África do Sul .
Hoje em dia a maioria das plantas comercializadas derivam de cruzamentos que começaram a ser feitos em Cambridge , Inglaterra nos fins do séc. XIX , entre a G.jamesonii e a Gerbera viridifolia , outra espécie tropical de África .
Os cultivares hoje obtidos apresentam variadíssimas cores , alguns deles com flores dobradas com mais do que uma cor . Alguns híbridos chegam a produzir flores quase durante o ano todo .
O seu cultivo deverá ser feito preferencialmente em terreno fértil e de fácil drenagem com boa exposição solar . Devem também estar protegidas das geadas .

Sem comentários: