quinta-feira, 12 de março de 2009

Brincos - de - princesa

Existem cerca de 100 espécies destas bonitas plantas de cachos suspensos e coloridos , para não falar nos milhares de híbridos e cultivares que invadiram os mercados nos últimos anos.

São na sua maioria árvores de pequeno porte e arbustos trepadores ou de crescimento expansivo . Alguns são arbustos perenes outros deciduos , com folhas opostas ou alternadas , consoante as espécies . As suas flores crescem a partir das axilas das folhas ou nos terminais dos ramos e são na sua maioria de forma tubular e pendente .

Pertencem á família botânica das Onagraceae e quase todas as espécies chegam-nos dos mais variados locais dentro das Américas Central e do Sul , com apenas 4 espécies da Nova Zelândia e 1 do Tahiti .

No seu habitat natural estas plantas são geralmente polinizadas por beija-flores .

A maioria das espécies americanas de flores grandes habitam áreas de elevada pluviosidade , e crescem em alguns locais como epífetas ou por entre as florestas de líquenes

Alguns cultivares são de forma dobrada e as flores atingem tamanhos muito atractivos que a tornam uma das plantas preferidas para ornamentar os jardins .

Cultivo : A maioria destas plantas não resiste á geada e , até mesmo as espécies que são mais resistentes , dificilmente suportarão um Inverno rigoroso . Um bom truque será construir uma protecção com algumas estacas e um saco de plástico transparente .

  • Consoante as espécies , preferem sol directo ou sombra ligeira , num solo fértil e bem drenado .

É de ter em conta que o nosso clima é muito quente e seco no Verão , por isso , cuidado com aqueles dias de calor mais intenso .

Por outro lado , caso os coloque demasiado á sombra ficarão mais susceptíveis ao desenvolvimento de problemas fúngicos , como por exemplo oídeo .

  • A maneira mais fácil de propagar os brincos-de-princesa , é através de estacas herbáceas na Primavera ou então estacas semi-lenhosas no Verão . Também dá por sementes , embora , a taxa de sucesso seja mais baixa .

No final do Inverno , corte os ramos velhos e fracos para harmonizar a forma da planta e facilitar o crescimento de novos rebentos .

3 comentários:

Dama do Lago disse...

Olá :)! Cheguei aqui em busca da Margacinha e acabei por ficar mais tempo. Gostei muito do blog e voltarei para ver as novidades.

analuciana disse...

Estes brinco de princesa, são dignos de um jardim de princesa! Adoraria ter um jardim onde pudesse coleccionar estas plantas, cada variante tem o seu encanto próprio, adoro!

Unknown disse...

Amo esse brincos de princesa, tenho uma em tons de rosa forte e roxo que não sai da minha janela.