domingo, 8 de junho de 2008

Malmequer , bem-me-quer



Argyranthemum foeniculaceum ( Willd. )
Webb ex schultz - Big.

A planta acima é do meu jardim e apesar de não estar tão compacta e redondinha como a da foto abaixo , floriu igualmente bem .

Já este exemplar , mora no Jardim Botânico da Ajuda em Lisboa .

Estes malmequeres ou margaridas , vulgarmente falando , pertencem á maior família botânica de plantas com flor , a Asteraceae , também chamada de Compositae ou Compostas .
São arbustos perenes que atingem cerca de 1 metro de altura e que florescem no ínicio da Primavera , prelongando a sua floração por vários meses , sendo , por essa razão , muito populares em jardins .
O seu primeiro nome , Argyranthemum , designa o género a que pertence .
Este género engloba cerca de 24 espécies de margaridas e numerosos cultivares , sendo estes últimos na sua maioria , de flores dobradas .
Esta espécie , em particular , é oriunda das Ilhas Canárias .

Cultivo : É uma planta fácil de cuidar que gosta de solos ricos e bem drenados . A turfa vendida para jardinagem é ideal , proporcionando todos esses requisitos . Para além disso , costuma trazer umas bolinhas de fertilizante de libertação lenta que faz maravilhas para a floração .
Gosta de algum sol para florir plenamente , mas cuidado com aqueles dias de Verão muito quentes , altura em que poderá queimar as pontinhas dos ramos . Nessa altura regar abundantemente , principalmente se tiver a planta em vaso .
Tolera apenas geadas muito ligeiras ou acasionais , por isso em Invernos mais rigorosos convém trazê-la para local abrigado ou tapá-la com uma cobertura .
Para manter a sua forma redondinha corte a ponta dos ramos quando a planta estiver na época vegetativa , e para encorajar a floração vá retirando as flores velhas á medida que vão secando . Deixe apenas algumas para a formação de sementes .
Propaga-se bem por semente ou por estaquia de rebentos herbáceos .

Sem comentários: