Mais uma óptima árvore de carácter ornamental que dá pelo nome de Erythrina crista-galli e pertence á família botânica das Fabaceae .
O género Erythrina engloba em si cerca de 100 espécies de árvores ,( algumas com cerca de 18 metros de altura ) e de arbustos . Esta espécie decídua , em particular , atinge cerca de 9 metros de altura .
É originária da América do Sul , Brasil , e floresce na Primavera e Verão em cachos de flor vermelhos ou escarlate .
Propaga-se por sementes ou estaquia.
Existe uma lenda associada a esta árvore e a sua flor é hoje o símbolo nacional da Argentina e Uruguai . Esta conta a história de Anahí , uma menina índia , que aquando da invasão das suas terras pelo homem branco , foi condenada á morte na fogueira . A menina foi presa ao tronco de uma árvore e o fogo ateado envolveu ambas , em labaredas que tudo consumiram . Para espanto de todos Anahí passou os seus derradeiros momentos entoando uma melodiosa canção dedicada á sua tribo e á floresta que tanto amava . Ao amanhecer , no lugar onde tudo havia sido queimado , havia agora uma explosão vibrante de flores de cor escarlate , símbolo da coragem da pequena menina índia .
Na última visita ao Jardim Botânico da Ajuda em Lisboa tirei esta foto acima . Esta flor vistosa pertence á Erythrina coralloides , oriunda do México .
Sem comentários:
Enviar um comentário