terça-feira, 15 de abril de 2008

Magnólia

Esta é uma foto da belíssima Magnolia liliflora " Nigra" .
O género Magnolia comprende cerca de 120 espécies e inúmeros cultivares e pertence á família botânica Magnoliaceae .
Foi nomeado assim , em honra de um professor francês de botânica , Pierre Magnol (1638 - 1715 ) , e é um dos géneros mais antigos entre as plantas ornamentais .
A grande maioria destas plantas é originária da Ásia e América do Sul ,crescendo em florestas temperadas a tropicais , e nas margens dos rios desde os Himalaias até ao Japão e Malásia , e desde os Estados Unidos até ao Brasil.
Esta espécie em particular , chegou até nós vinda da zona central da China .
Cerca de 45 espécies de Magnolias encontram-se ameaçadas na natureza , sendo a maioria delas de espécies tropicais . Estas , por ainda não serem cultivadas para jardingem , dependem exclusivamente dos seus habitats naturais , e como tal , ficam mais susceptíveis a qualquer ameaça .
A mais rara de todas estas espécies é a Magnolia pseudokobus , extinta na natureza , e apenas conservada em alguns jardins privados .
Por outro lado , um caso de sucesso é o da Magnolia stellata ou shidekobushi , que por ter sido divulgada como planta ornamental , viu a sobrevivência da sua espécie garantida . Introduzida no comércio , em 1862 , é hoje largamente cultivada no Japão . Apesar de ocorrer em estado selvagem em várias zonas , encontra-se , ainda ssim , ameaçada pela colecta indiscriminada e pelo desaparecimento dos seus habitats .
De cada vez que uma floresta é derrubada , perdem-se incontáveis recursos naturais e exemplares que jamais poderão ser substituídos .
Botãnica :
Trata-se de um arbusto , ou árvore de pequeno porte , de folha caduca que floresce em meados de Março , dependendo da zona de cultivo e é uma das espécies mais pequenas dentro do seu género , atingindo geralmente um máximo de 3 metros de altura e 4.5 metros de diâmetro . Comparada com as restantes magnólias que chegam a atingir , algumas delas , cerca de 18 metros de altura , é notoriamente mais pequenina .
As suas folhas são ovais , de um verde escuro na face superior e de tons mais pálidos no verso e geralmente aparecem ao mesmo tempo que as flores .
Sininímia : Magnolia quinquepeta
Cultivo:
Necessita de algumas horas sol para florir bem , e tal como a maioria das magnólias prefere solos bem drenados , ácidos e ricos em matéria orgânica . São plantas que crescem a um bom ritmo , mas por terem raízes mais sensíveis será melhor que a plante num local onde o terreno permaneça intacto .
As suas flores frágeis danificam-se facilmente por ventos fortes ou geadas tardias .
Para propagar esta planta poderemos plantar sementes no Outono , se bem que mais eficaz , será por estacas herbáceas na altura do Verão , que é a altura de maior crescimento vegetativo .
Magnólia stellata :

Sem comentários: