Esta planta silvestre , que tão comumente é chamada de erva-daninha , tem o nome de Spergula arvensis , que vem do latin "spergere" que sigifica espalhar .
Provavelmente tal nome deve-se ao facto de esta planta , num só ano , produzir de duas a dez mil sementes que podem permanecer viáveis no solo , por cerca de 15 anos . Fica explicado então , como uma planta que sendo nativa da Europa , se dissiminou tão facilmente por todo o mundo . Actualmente encontra-se espalhada pela Europa, Ásia , norte e sul de África , Áustrália e Nova Zelândia e até no Círculo Ártico . Apesar de resistentes e numerosas , as suas sementes não têm tendência a se dissiminar por longas distâncias , tal tarefa , fica a cargo de alguns animais , que as transportam no tracto intestinal e principalmente ao homem que foi o responsável pela sua introdução na América e na Austrália , enre outros.
- Utilizações :Foi utilizada inicialmente como planta forrageira , para grandes explorações de gado , mas dissiminou-se em tão grande escala , que hoje , é considerada em muitos países como infestante , principalmente em terrenos de cultivo , que são o seu habitat preferido . Apesar disso , continua em alguns locais , como no Brasil , a ser usada como planta de cobertura para terrenos de poisio , com a finalidade de protecção superficial , manutenção e/ou melhoria das propriedades do solo . Havendo um controlo efectivo da sua dissiminação , esta planta poderá ser usada com esta finalidade , sem que isso venha a ser problemático .
- Nomes vulgares :
Português : erva-aranha , cassarelo, corga, esparguta .
Inglês : corn- spurry , stickwort , starwort , sandweed , pickpurse , pinecheat , powerty-weed .
Japonês : Noharatumekusa
Francês : Espargoutte des champs
- Botãnica :
Sinonimia : Spergula vulgaris Boenn , Spergula sativa Boenn , Spergula maxima veihe , Spergula linicola Boreau .
Família : Caryophyllaceae
Género : Spergula
Existem diversas variedades desta espécie que diferem entre si na morfologia das sementes , flor e na quantidade de "pêlos"que cobrem a planta .
Esta erva é muito fácil de identificar pela disposição das folhas , que são muito estreitas e compridas e que se juntam em forma de auréula á volta do caule . As suas flores possuem cinco pétalas de cor branca e cinco sépalas de cor mais esverdeada , e têm entre 5 a 10 estames , sendo mais raro a ocorrência só de 5 estames.
É um planta hermafrodita , isto é possui estames e carpelos na mesma flor .
- Cultivo :
Prefere solos ácidos ou neutros , dando-se bem também em solos muito ácidos , não é exigente com o terreno e necessita de muita luz para crescer e florir , não existindo em lugares de sombra .
Segundo algumas fontes , esta planta possui propriedades diuréticas , não se encontrando , contudo , referências importantes á sua utilização nesta área .
As suas sementes e provavelmente as flores contém saponinas , uma substãncia , que apesar de tóxica , não é significativamente absorvida pelo organismo e por isso é facilmente eliminada sem causar danos
Sem comentários:
Enviar um comentário