





Porque um jardim jamais está completo , até nos dias mais cinzentos , uma flor desponta para nos lembrar que uma nova estação repleta de cor e de aromas doces se avizinha. Mesmo quando o frio e a penumbra parecem ter vindo para ficar , o nosso jardim nunca dorme... e em breve, explodirá numa paleta de cores que quase nos faz desejar que permaneça assim para sempre , florido e exuberante. Talvez a maior lição que a Natureza nos ensina , é que a transformação é a única coisa que permanece.
.................... ............
Os lírios , como vulgarmente lhes chamamos , têm como nome científico , Iris .
Emprestam o nome a um género de mais de 200 espécies , nativas de regiões temperadas do hemisfério norte. Este género , cujo nome é inspirado na deusa Grega do arco-íris é reconhecido , principalmente pela beleza das suas cores vivas e mistura de riscas contrastantes .
Um dia , alguém sábio disse , que só no fim , de uma longa escuridão ... finalmente aparece a luz ... sinceramente só me faz lembrar os túneis da autoestrada :) ... mas a verdade é que , em jeito de metáfora , diz tudo ...
No final de contas ... só há uma coisa de lamentar ... é que tantas vezes , só se aprenda realmente ... no fim de escolher o caminho errado ... e de ver o quanto uma má opção se pode tornar ... no minímo , tão nefasta . Enfim ... como dizia ... "alguém " - não há bem que perdure ... nem mal que sempre dure ... E se para aprender os segredos da vida é preciso errar ... então que venha a escola ...
E bom também , é que , segundo reza a história e a tradição , esta planta transforma más energias e trás sorte , boas energias e prosperidade á casa onde estiver .
E todos nós sabemos como há dias "daqueles" em que toda a ajuda é bem-vinda ... :)
foto de : fb.u-tokai.ac.jp
A planta telégrafo como lhe chamam vulgarmente , pertence á família das Leguminosas , Fabaceae , e tem tantos nomes ciêntificos que confunde muita gente . Os nomes mais usados são talvez Codariocalyx gyrans (L. f.) Hassk ou então Desmodium motorius . É oriunda da Ásia e tem o seu habitat nos mais diversos locais , desde o Bangladesh , China , Índia , Nepal , Indonésia ou Tailândia , entre outros .
Pertencente a uma das maiores famílias de plantas , a das Fabaceae ( Leguminosae ) ou Leguminosas , esta planta é uma das melhores para atrair beija-flores para o jardim .
Exploração de óleo de palma na Indonésia provoca destruição de milhares de hectares de floresta tropical .
O óleo de palma é hoje em dia a principal fonte usada na produção de biocombústivel , e uma das matérias - primas de númerosos produtos alimentares , de cosmética e de higiene ( tais como sabontes e detergentes ) , tal deve-se em parte ao seu baixo custo para as empresas fabricantes destes produtos .
Os principais exploradores de óleo são a Sinar Mas com 1.65 milhões de hectares de plantações de palma e a ADM-Kuok-Wilmar com 493 mil hectares plantados (e vendas para o exterior na ordem de um milhão de toneladas de óleo ), entre outras empresas .
Esta produção em tão grande escala desencadeada pela grande procura desta matéria , promove o desmatamento por queimadas e derrube de vastas áreas de floresta para abrir espaço para novas plantações de palmeiras . A Sinar Mas planeia que nos próximos anos mais 20 mil hectares de palmeiras sejam plantadas privando de vida animal e pessoas mais esta grande parcela de terreno.
Kalimantan Indonesia
foto de floresta recém queimada para dar lugar a plantações de óleo de palma e de arroz
Todos os anos , 1.8 biliões de toneladas de gases de estufa são libertados agravando ainda mais a já precária situação da nossa camada de ozono. Tendo em conta que a ideia do biocombústivel era , justamente , reduzir essas emissões , no fim virou apenas mais um problema , em vez de solução .
A meta da União Europeia de que o biodiesel represente 5.75% do combústivel usado nos transportes até 2010 revela-se pois no minímo inadequada face á situação actual. Ambientalistas de todo o mundo clamam para que se desista dessas metas pelo menos até que a situação se torne de alguma maneira sustentável.
fotos de http://www.greenpeace.org/international/footer/copyright2
De igual modo , o desmatamento derivado ao comércio ilegal de madeiras tropicais , é mais um negócio lucrativo , a seguir ao do óleo de palma .- Como resultado , toda a biodiversidade sofre repercussões , seja pela extinção de espécies animais ou vegetais , ou pelo desaparecimento de habitats essenciais á sua sobrevivência . Uma dessas espécies , o Orangotango de Sumatra , está agora ameaçado de extinção .
Também os habitantes destes locais são gravemente afectados , principalmente agricultores ( que vêem as suas terras roubadas e o seu sustento desaparecer ) , e as tribos que habitavam em perfeita comunhão com esta floresta e dela retiravam só o essencial para a sua sobrevivência , estão agora abandonadas á sua "sorte" .
Este foi o tema de uma reportagem no magazine da Sic " Terra Alerta "que passou no dia 25 de Maio deste ano .
"Em Portugal, a tecnologia dos chamados biopolímeros ainda está em fase de experimentação, mas pode vir a tornar-se realidade. Há mais de 20 anos que Silvino Farracho, da Plasoeste, se dedica ao fabrico de sacos de plástico. Agora, a pedido da Fapil, Silvino Farracho está a experimentar fazer sacos a partir de fibra de milho e diz que a diferença é muito grande. "O saco tradicional é à base de petróleo que polui o ambiente e o saco de milho é biodegradável. Nasce da terra e nutre a terra."
Por isto ao contribuirmos , ... a Ami agradece , o meio ambiente agradece e acima de tudo ... todos aqueles que necessitam do auxílio desta ONG.