Modestamente discreta , esta pequena planta silvestre esconde nas suas folhas luzidias , muitas propriedades benéficas que fazem com que seja actualmente usada em diversos preparados farmacológicos .
Estas contém vincamina , um notável alcalóide indólico de propriedades vasodilatadoras para além de outros 35 alcalóides recentemente identificados e alguns taninos de acção adstringente .
Penso que a espécie da foto se trata de Vinca minor uma das sete espécies existentes dentro do género Vinca . Uma das características deste género são as suas folhas opostas ( duas folhas saem do mesmo nó ) e lanceoladas ( em forma de lança ) , perenes e de bordos lisos em caules rasteiros de até 2 metros de comprimento . As flores são conforme as espécies de cor violeta , azuis , rosa e brancas . Este género é oriundo do norte de África , Ásia e Europa . A espécie Vinca minor tem o seu habitat natural mais concretamente na Rússia , Europa e Cáucaso nos bosques húmidos de carvalhos e faias . Existe também na América do Norte mas não na forma selvagem e sim cultivada para fins medicinais . Tem vastas aplicações entre as quais : - vasodilatador das artérias cerebrais , aumentando a irrigação sanguínea e melhorando o funcionamento do sistema nervoso central . É também hipotensora aplicando-se com exito em casos de zumbidos nos ouvidos , dores de cabeça e vertigens . Usa-se para combater os transtornos da senelidade devidos á arteriosclerose . Foi recentemente demonstrado que a vincamina atravessa a barreira hematoencefálica actuando no interior do tecido cerebral e melhorando a oxigenação dos neurónios , sendo por isso usada em fármacos para o tratamento da irrigação sanguínea insuficiente .
- tem um efeito adstringente e hemostático usando- se externamente (em caso de feridas sangrantes , hematomas e contusões ) para reduzir a hemorragia . Há muito anos atrás quando ainda não haviam fármacos tão avançados no tratamento da tuberculose , a pervinca era usada para tratar as hemorragias bronquiais .
- nos diabetes apresentam em efeito moderado na redução do nível de glicose no sangue , sendo óptima para complementar o regime dietético adequado.
- finalmente e não muito usual nesta aplicação , é antilactagoga ou seja pára a produção de leite nas mulheres lactantes . Costuma ser usada mais em casos de mastite.
Trata-se da Vinca rosea L. e é originária de Madagáscar . Foi levada para a América para cultivo onde começou a ser utilizada para impedir a reprodução de células cancerosas no tratamento de leucemias , linfomas ( doença de Hodgkin entre outros ) e sarcomas . O seu uso neste domínio encontra-se porém ainda em fase experimental .
Cultivo :
O seu cultivo é relativamente fácil , gosta de terrenos bem drenados , com alguma matéria orgânica e dá-se bem tanto na sombra como em pleno sol . Autopropaga-se facilmente através dos caules que se espalham no solo emitindo novas raízes .
Sem comentários:
Enviar um comentário