Em meados do Outono as folhas cor de vinho dão lugar a tons cor de laranja avermelhado.
Apesar de imediatamente associarmos esta árvore a estas paragens e de haver algumas espécies originárias do norte do Japão , a família Aceraceae é composta por cerca de 120 espécies com distrubuição pelo mundo inteiro : Europa , norte de África e América do Norte e Central .
Nesta família de plantas , existe de tudo , desde espécies ameaçadas de extinção até outras que são consideradas invasivas (em alguns locais , diga-se ).
Como espécie vulnerável temos por exemplo , o Acer duplicatoserratum , ou o Acer pycnanthum .Este último cresce no Japão e é uma espécie ameaçada , vulgarmente conhecida por Hana no ki . Considerado muito raro , está agora confinado a uma pequena parte da ilha Honshu e alguns especimens são até protegidos por vedações , sendo considerados como "monumentos naturais nacionais ".
Muitas outras espécies estão igualmente em perigo , tais como o Acer erythranthum da Indonésia ou o Acer caesium dos Himalaias , devido ao corte para exploração de madeiras .
Nunca é demais lembrar por isso que , ao comprar a sua mobília se informe do tipo de madeira que é e se possível a sua proveniência . Acho que chegou a altura de tentar retribuir tudo de bom que as árvores , os grandes pulmões da humanidade , fazem por nós .
Foto acima de: http://www.kepguru.hu/
2 comentários:
Vim agradecer a visita ao meu espaço, onde será sempre bem-vinda!
Gostei de conhecer este cantinho, onde voltarei!
Que folhas mais bonitas ás cores , mesmo no Outono alegram tudo !!!
Enviar um comentário