Esta foi a primeira planta que tive em meu jardim , simplesmente porque , já lá estava . Ainda sem flores , dando parecenças de ser erva-daninha , ainda bem que não a removi quando preparei o terreno e comecei a construção do jardim , porque assim não teria a alegria , de olhar para ela florida , ano após ano . Botânica : O género Erigeron engloba cerca de 200 espécies ( alguns autores enumeram cerca de 390 espécies ) distribuindo-se a sua grande maioria ( 173) na América do Norte . Esta espécie , em particular , é originária das terras altas do México , América Central e Venezuela . É uma planta perene , de caules esguios e pequenas folhas , que forma maciços de flores , de cor branca ou rosa e de centro amarelo . Nomes comuns : vitadinia -das-floristas, margacinhas , margarida-mexicana , margarida de Santa-Bárbara . Sininímia : Erigeron mucronatus Cultivo: Resiste bem ao gelo , embora cá o frio faça com que interrompa a sua floração . Em países mais quentes floresce todo o ano . Diria que se trata de uma planta bastante robusta , nada exigente em termos de cultivo , pois resiste bem ao sol directo e á falta de água . Existe , inclusive , quem a use para jardins rochosos .O que á primeira vista chamaríamos de malmequeres , chama-se na realidade Erigeron Karvinskianus . Estas florinhas pequenas , mas numerosas despertam nos inícios da Primavera e chegam a prolongar a sua floração até meados de Setembro , embora menos exuberantes .
O nome malmequer não estará de todo errado , pois esta planta pertence ao grande grupo das Asteraceae ou Compositae , conhecida vulgarmente como a família de flores tipo-malmequer , ou ,margaridas .
Porque um jardim jamais está completo , até nos dias mais cinzentos , uma flor desponta para nos lembrar que uma nova estação repleta de cor e de aromas doces se avizinha. Mesmo quando o frio e a penumbra parecem ter vindo para ficar , o nosso jardim nunca dorme... e em breve, explodirá numa paleta de cores que quase nos faz desejar que permaneça assim para sempre , florido e exuberante. Talvez a maior lição que a Natureza nos ensina , é que a transformação é a única coisa que permanece.
sexta-feira, 21 de março de 2008
Vitadinia-das-floristas
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário