quarta-feira, 24 de agosto de 2011

recolha de tinteiros e telemóveis usados ...



No site da AMI poderá encontrar informações detalhadas dos locais onde fazer a entrega destes bens


"É igualmente possível a aquisição de consumíveis informáticos reciclados, de qualidade e a baixo custo, através da parceria que a AMI tem com uma empresa especializada. Consulte em baixo a lista de preços. É inclusivamente possível assegurar o fornecimento e gestão gratuitos de todo o parque de impressão.
Esta iniciativa permite reduzir despesas, defender o ambiente, e ajudar a AMI nos seus objectivos sociais, visando assim todas as vertentes do desenvolvimento sustentável."


sábado, 20 de agosto de 2011

Campanha AMI- reciclagem de óleos alimentares usados


" O óleo alimentar que não serve para si pode ainda ajudar muita gente. Por isso é importante que pense bem antes de o deitar fora. Até hoje, o principal destino dos óleos usados em Portugal tem sido o despejo na rede de esgotos e este é um dos maiores erros que pode cometer. Porquê? Porque, quando lançados nas redes de drenagem de águas residuais, os óleos poluem e obstruem os filtros existentes nas ETAR’s, tornando-se assim um grande obstáculo ao seu bom funcionamento. Simples gestos fazem a diferença Ao aderir ao projecto de Recolha de Óleos Alimentares Usados não só evita a poluição da água como está a transformar o óleo em Biodiesel, uma fonte renovável de energia que diminui as emissões de CO2. Além disso, cada litro de óleo será transformado num donativo para ajudar a AMI na luta contra a exclusão social em Portugal."
Esta campanha da qual transcrevi este excerto acima é uma entre muitas que poderá encontrar em http://www.ami.org.pt/default.asp?id=p1p211p212p570&l=1 .
É mais um meio de ser solidário para com a grande causa humanitária da AMI. Para tal existem locais prontos para receber este resíduo e a dar-lhe um novo destino , ... um destino mais ... verde ... :)

sábado, 6 de agosto de 2011

Biocombustível ... ecologia na aviação



Depois da companhia aérea KLM ter sido pioneira na ideia com o seu voo experimental bem sucedido, e  da Aeromexico,  ter atravessado o oceano Atlântico, até Madrid, realizando o primeiro voo comercial transatlântico ecológico , é agora a vez da companhia aérea alemã Lufthansa seguir as passadas verdes , ao descolar com os primeiros voos regulares usando uma mistura de biocombustível  e combustível  tradicional .

Por enquanto , somente o  Airbus A321, que diariamente faz a ligação entre as cidades alemãs de Hamburgo e Frankfurt está preparado para o biocombústivel já que a conversão das aeronaves se revela difícil.
Ainda assim , com a entrada em vigor de novas leis no que toca ás emissões de carbono , tornar-se-á mais rentável a logo prazo esta transformação pois terão de pagar menos por aquilo que poluem.
Um bom exemplo de , como por vezes , interesses económicos vêm incentivar a adopção de posturas mais " environment friendly" por parte das grandes indústrias .

Contudo existe ainda o facto dos seus fornecedores serem obrigados a comprovar a sustentabilidade do processo de produção do biocombustível ,  cumprindo os critérios de sustentabilidade (“Renewable Energy Directive”) adoptados pelo Parlamento e Conselho Europeu ,
bem como , a garantia  que a extracção não provoca o desmatamento de florestas tropicais , como veio a acontecer por exemplo no caso da produção do óleo de palma usado hoje em dia na indústria alimentar e cosmética .  Facto este que continua  a ser ignorado pois os interesses financeiros são neste caso contraditórios á postura de sustentabilidade .