domingo, 27 de fevereiro de 2011

Curso de agricultura biológica







O Núcleo Quercus do Porto vai organizar um Curso de Formação em Agricultura Biológica com a duração de 14 horas divididas entre os sábados de 5 de Março e 11 de Junho . O curso irá decorrer na Quinta da Gruta na Maia . Para mais informações e inscrição veja o link da Quercus a seguir indicado : Curso Agricultura Biológica




sábado, 26 de fevereiro de 2011

Morango ...moranguinho


Foto da net               



Dentro de um morango está muita coisa ... açucares, sais minerais , vitaminas, ácidos orgânicos , pigmentos , mucilagens , ácido salicílico , enzimas , and so on ...



Os morangos vindos do Género Botânico Fragaria e Família Rosaceae , existem em mais de 20 espécies diferentes .
Alguns são cultivados como espécie de jardim outros para serem utilizados na alimentação .

Ajudam o nosso organismo a eliminar o excesso de ácido úrico que causa inflamações nas articulações e rins por serem depurativos e alcalinizantes . Tonificam e remineralizam , sendo úteis em casos de convalescença ao abrirem o apetite e estimularem as funções metabólicas.
Para a pele em forma de cataplasmas , aplicam-se por serem emolientes e suavizantes . Costumam resultar muito bem em quem ganha frieiras , ajudando a pele a cicatrizar .
Uma infusão das folhas do morangueiro é óptima para as perturbações intestinais  devido ao elevado teor em tanino e por ser adstringente e anti- inflamatória.
Auxiliam na recuperação das anemias devido ao teor em ferro .




sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Cházinho !!!! É pra já ...


Na despensa e sempre á mão ...até pode não curar mas que ajuda ... ajuda ...





Investigações da Universidadede Rochester provaram que o gengibre bloqueia alguns receptores de seratonina diminuindo em 40% as náuseas provocadas pela quimioterapia ou em situações como andar de carro .









Para além das propriedades anti-inflamatórias , as decocções de malva acalmam a pele , reduzindo vermelhidões . Tomada como infusão alivia as afecções de garganta .







As flores que são a parte mais usada em fitoterapia contêm sais minerais , glicósidos flavonóides e ácidos orgãnicos que lhes conferem propriedades diuréticas , depurativas , anti-inflamatórias e sudoriferas . Este conjunto tornao sabugueiro uma planta muito indicada em caso de constipações pois ajudam o nosso corpo a  recuperar mais facilmente .Com 20a 30g de flores por litro de água obtém-se uma infusão que pode se bebida ou garguejada aliviando também as afecções da garganta .












Planta calmante por excelência , a tília ajuda nas cólicas e digestões difíceis . Tomada á noite ajuda a conseguir um sono reparador .













De aroma absolutamente delicioso para o banho , a alfazema tem igualmente propriedades relaxantes . Ajuda na contractura muscular e nas más digestões .











Originária do Antigo Egipto , a calêndula carrega consigo o estandarte de planta excelente para a pele , sejam feridas eczemas ou queimaduras . Acelera de forma notável a cicatrização . Ajuda a eliminar os calos devido ao seu conteúdo em ácido salicílico . Infusões , decocções ou cataplasmas funcionam ás mil maravilhas .



O bom e velho cházinho de camomila para acalmar , ajudar nas digestões , aclarar a pele e trazer o sol de Verão para os cabelos . Um estudo do Imperial College of London demonstrou que a infusão das suas flores alivia os espasmos musculares e actua como um relaxante nervoso facilitando um bom sono . Para além disso é mais uma aliada no combate ás gripes pois auxilia o nosso sistema imunológico .