segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Mata Nacional do Bussaco







A pergunta :  Para que servirá licenciaturas , mestrados , técnicos especializados , engenheiros florestais e bláblá blá ... se debaixo da supervisão dos mesmos uma floresta  é vandalizada assim ???

A afirmação : Tenho cá para mim que o "Zé povinho " é bem mais dotado de sensibilidade e arte no que toca a proteger o nosso valioso património do que estes supostos especialistas .

Poderão dizer-me que estou a ser radical nas afirmações mas pelos vistos as imagens falam por si ... e que o diga quem lá vive e ama acima de tudo a sua terra , a beleza das serras e floresta  ...


Segundo Jorge Franco , presidente da Fundação Mata do Buçaco esta intervenção terá sido na sequência de um Plano  para " Ordenamento e Gestão da Mata " elaborado por técnicos da Universidade de Aveiro , no qual diversas árvores afectadas pela doença , outras já secas e algumas invasoras deveriam ser cortadas .
Até aqui tudo bem , mas se todo o plano decorreu como diz o senhor presidente Jorge Franco,  sob a supervisão de técnicos da Fundação , então porquê este resultado?
 Seja qual for a explicação , vem tarde , porque as árvores , essas já eram !!

domingo, 23 de janeiro de 2011

Frases soltas






 " Não há montanha inacessível, obstáculo inultrapassável, desafio impossível, vale a pena ainda continuar a viver e a lutar, contra a injustiça, pelo amor, pela compaixão e pela liberdade . "  Fernando Nobre


domingo, 2 de janeiro de 2011

Limonium sinuatum



O género Limonium conta com cerca de 150 espécies e pertence tal como na postagem anterior á família botânica das Plantaginaceae , embora á vários anos atrás , fosse classificado como pertencente ás Scrophulariaceae.

As plantas Limonium eram originariamente encontradas sobretudo na Europa e no Norte de África .
Esta espécie em particular a Limonium sinuatum é originária do Mediterrâneo .







Do grego " leimon "  ( que significa prado ) , herdou o nome limonium  (por haver muitas das suas espécies que crescem em pântanos/ prados salgados ).

As espécies selvagens eram inicialmente encontradas sobretudo em 3 cores , lilás , rosa e brancas . Hoje em dia poderemos ter a florescer no nosso jardim , por volta do Verão ou inícios de Outono , uma gama de cores desde o azul , o amarelo e o rosa claro e fúcsia ,  laranja e avermelhados e tons de roxo escuro .  









sábado, 1 de janeiro de 2011

Globularia



Globularia x indubia




O género Globularia  engloba cerca de 22 espécies oriundas da Europa , Ásia Ocidental e Ilhas Canárias.
São plantas que gostam de terrenos rochosos , ligeiramente alcalinos e solos bem drenados , com interrupção de regas no Inverno para aqueles que estão plantados em vaso . Gostam de crescer no exterior sob o sol pleno .


Para propagá-las podemos semear no Outono ou então a partir de rebentos herbáceos na Primavera ou semi-lenhosos no Verão .