quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Frases soltas


"Amo a liberdade, por isso as coisas que amo deixo-as livres.
Se voltarem é porque as conquistei , se não voltarem é porque nunca as tive "
Bob Marley






sábado, 4 de dezembro de 2010

como medir a humidade do solo ?? ... use uma batata !!!




Não , não me enganei !!! Nem este post foi escrito num momento de ausência de lucidez   : )  

Cientistas da Universidade de Edimburgo, na Inglaterra, desenvolveram uma batata verde fluorescente que servirá para verificar a humidade do solo, indicando se este está mais ou menos propício para as plantações.

 Ao que parece , esta batata muda de cor de acordo com o teor de humidade no solo .
Esta coloração incomum foi obtida graças a modificações genéticas nas quais um gene extraído de uma água-viva é adicionado ao corriqueiro vegetal .

Praticidade da questão ?  Hum , será que não seria mais fácil um medidor a atirar pro pré- histórico chamado higrômetro , do que ter de andar a cavar batatas de cada vez que se quer ver a humidade do terreno ?







sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Semente purificadora de água


foto em sementesarbocenter.com.br 

A moringa é uma planta originária da Índia mas cujos benefícios correram o mundo . O mais notável é a sua capacidade de purificar a água sem os inconvenientes de deixar resíduos tóxicos . Em África é muito usada esmagando duas ou três sementes que se juntam depois na água dando-lhe no início um aspecto leitoso . No fim de agitar um tempo todas as impurezas da água assentam no fundo e é então possível separar a água potável dos resíduos que ficam assentes no fundo . Porque possui actividade antibacteriana tem a capacidade de retirar cerca de 90% das bactérias
Foto de jornalonlineufpi.wordpress.com







quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Cd de milho





foto em : portaldoagronegocio.com.br
Ao que parece seguindo a ideia dos plásticos feitos com milho encontrou -se agora mais uma utilidade , uma empresa no Japão criou Cd's usando um polímero obtido a partir deste vegetal.
Segundo dizem são tão estáveis quanto os CDs comuns, embora nas instruções venha um pequeno senão é que advertem contra a sua exposição acima de temperaturas  de 50 Cº.

 Nada de 50ºC , senão salta pipoca !!!!