sábado, 28 de agosto de 2010

king of reggae



Grande voz , grande mente , grande alma ... Bob Marley ... nasceu a 6 de Fevereiro de 1945 , mas nunca partiu realmente , enquanto a sua música soar e as suas palavras mudarem mentalidades . Bob Marley ... forever ...



"Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra. " Bob Marley






" Não viva para que a sua presença seja notada,mas para que a sua falta seja sentida... "Bob Marley







"Para quê  levar a vida tão a sério, se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos." Bob Marley





 "Os ventos que ás vezes tiram algo que amamos, são os mesmos que trazem algo que aprendemos a amar .Por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado e sim, aprender a amar o que nos foi dado. Pois tudo aquilo que é realmente nosso, nunca se vai  para sempre..."  Bob Marley

 



"Se choras por não ter visto o pôr do Sol, as lágrimas não te deixarão ver as estrelas." Bob Marley





"Seja humilde, pois, até o sol com toda sua grandeza se põe e deixa a lua brilhar." Bob Marley
















sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A rainha dos Nenúfares





Este nenúfar gigante pertencente ao género Victoria repousa no Jardim Botânico de Coimbra .
As suas folhas dispostas á superfície da água mantêm-se perfeitamente equilibradas , como que suspensas ... e é de uma beleza que nenhuma fotografia jamais poderá transmitir na sua plenitude .
Umas horas antes da floração , os botões exalam um aroma doce que mais lembra o cheirinho a ananás ... ,  parece que nos avisa , vaidoso , que ainda se vai tornar mais bonito ...:)

O nome do género , Victoria , foi-lhe atribuído em 1837 , pelo botânico inglês , John Lindley em homenagem á Rainha Victoria .
Pertencente a este género , existem 2 grandes nenúfares , o Victoria cruziana e o Victoria amazonica e destas duas espécies já seis variedades foram criadas .
Existem algumas diferenças entre as duas espécies , mais visível a nível das folhas , por exemplo :

  • o Victoria cruziana , tem folhas sensivelmente mais pequenas , com a lateral arroxeada e rebordos mais altos e densamente pubescentes ( pêlos ).O botão da flor , ao contrário da amazonica , não tem espinhos e tem sépalas mais claras Já as flores , têm pétalas pontiagudas e são de cor creme na primeira noite e depois tomam tonalidades rosa claro .

  • o Victoria amazonica tem folhas maiores , que chegam aos 3 metros de diãmetro , com rebordo mais baixinho , de laterais avermelhadas e sem pêlos. O botão da flor apresenta espinhos ao longo das sépalas de cor marrom e quando esta finalmente abre , as pétalas são arredondadas e de cor branca na primeira noite virando depois para cor de rosa médio a escuro .
O Victoria cruziana é nativo da América do Sul ( Argentina , Brasil , Paraguai e Uruguai ) preferindo climas mais frios , já o Victoria amazonica encontra-se maioritariamente no Rio Amazonas , Colombia , Guiana e Perú .


Botânica :Sinonímia : Victoria cruziana = Victoria trickeri
Victoria amazonica = Victoria regia
Família : Nymphaeaceae
Género : Victoria
A primeira vez que um ocidental se cruzou com tão belo exemplar , foi em 1801.
Tadéas Haenke , um botânico e naturalista , havia sido enviado para a Bolívia , pelo governo espanhol , a fim de investigar a flora nativa desta região , quando , no rio Amazonas , se deparou com até á data , tão inédito espectáculo .
 Apesar disso , só em 1825 é que a Europa conheceu esta espécie , através do botânico Aime Bonpland que enviou sementes para França . Muitos mais se lhe seguiram ... para que hoje , em jardins botânicos de todo o mundo se possa admirar esta jóia do mundo natural .
E se pensarmos bem ... quantas mais é que haverão escondidas , por entre as florestas densas e carregadas de vida , no seu mais puro estado .

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Parábola ...

Um velho índio estava falando com o seu neto e contava-lhe :
"- Sinto-me como se tivesse dois lobos lutando no meu coração . Um é um lobo irritado , violento e vingativo. O outro está cheio de amor e compaixão ."
O neto perguntou :
"- Avô , diga-me, qual dos dois ganhará a luta no seu coração ? "
O avô respondeu-lhe :
" Aquele que eu alimente ."


quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Frases soltas



" Milhares de pessoas que anseiam pela imortalidade não sabem o que fazer numa tarde de chuva" Susan Ertz



terça-feira, 24 de agosto de 2010

Frases soltas ...


 




"A coisa mais assustadora é aceitar-se completamente a si próprio . " Carl Jung  





 "É bom ter um rumo definido para a viagem ;mas , no final , é só a viagem que conta ." Ursula K. Leguin

domingo, 22 de agosto de 2010

Nostalgia...






Enquanto remexia em fotos antigas na tentativa de restaurar a ordem ao caos que é o meu albúm de fotografias , deparei-me com esta imagem tirada em Óbidos na minha última visita . Naquele dia enquanto fotografava deixei-me levar pela memória de algo que havia lido há já algum tempo ... Por momentos o que li era o que sentia , o que via ... e  tal como aquele texto brilhantemente escrito dizia ... ali fiquei a lembrar ...


  
Assim escreveu Laurinda Alves : 
" A luz começa a quebrar e as sombras avançam pelos telhados da cidade.As casas ganham volume e as cores parecem mais definidas. E quentes .
O castelo , ao fundo , permanece ao sol mas a sombra vai tingindo a encosta . O azul do rio reflecte o azul do céu e destingue-os uma neblina púrpura , ainda muito leve e fina . Mais tarde , quando toda a cidade estiver á sombra , essa neblina há-de tornar-se espessa e cor de cinza . Em certas noites chega a tomar conta do céu , como se fosse um imenso véu . Ou um manto que cobre a cidade e nos protege antes da noite cair .
Os pássaros voam mais livres ao entardecer e cruzam-se vertiginosamente no ar . Nuvens de pássaros negros , de asas agitadas que vão e voltam sem se cansar . O vento sopra morno e as vozes , longínquas , descombinam-se com os gritos dos pássaros alegres e tudo soa a Verão e calor .  (... )
Atrás das casas , entre os jardins de palmeiras e bungavílias , há um pátio de pedras antigas e paredes ocre , cobertas de hera e de outras folhas muito verdes e compridas , onde agora não se vê ninguém . (...)
(...) Fecho os olhos com força e vejo outros olhos fechados . Conheço a sua intensidade e sei de cor a sua cor . Abro os meus devagar para não chorar . A noite caiu . (...)
E eu continuo aqui , a pensar em ti . A guardar o pátio com o olhar e a lançar sobre ele toda a nostalgia dos dias que passaram e daqueles que hão-de-vir . E deixo-me ficar aqui pois é aqui que quero estar ."
                                                                  excerto do livro  ' Xis ideias para pensar'  de Laurinda Alves



sábado, 21 de agosto de 2010

Flor - de - ouro

Traz na bagagem muitos e muitos séculos de histórias e tradições . Especialmente estimada no Japão onde  o imperador ordenou que se adoptasse como selo oficial , a flor do crisântemo ultrapassou barreiras de espaço e tempo e encontramo-la hoje mais presente do que nunca .




Para além da  beleza natural ,  encontra-se profundamente enraizada na história deste país .
O trono do imperador é chamado de Trono do Crisântemo ( 菊花紋章; kikukamonshō ou kikkamonshō).
Em 1876 o Imperador Meiji do Japão estabeleceu uma ordem denominada Ordem Suprema do Crisântemo 大勲位菊花章 (daikun'i kikkashō ) onde simbolicamente se atribui esta flor em forma de "collar" ou   " grand cordon " sendo a última a maior honra com que se pode ser condecorado .


Trazida para a Europa no séc. XVII já se tornou presença assídua em todas as floristas e inclusive nas nossas tradições , sendo a flor de eleição para homenagear os entes queridos no Dia de Finados . Apesar de cá , nos lembrar um pouco a tristeza , no Oriente é interpretada de forma completamente diferente , as suas cores e o aroma intenso são sempre associados á luz do sol ,longevidade ,  alegria e felicidade prósperas .





....................................................................................................................................................................
O seu nome ciêntifico foi atribuído por Linnaeus e vem do grego  "chrysous " ou dourado  ( pois as flores originais eram de cor amarelo-dourado ) e  "anthemon " que significa flor . Em japonês o seu nome é  菊 kiku .




Cultivo : São plantas de exterior que gostam de sol pleno e terrenos bem drenados ligeiramente ácidos . Evite excesso de regas e adube no princício do Verão . Desponte a planta caso queira ter mais botões de flor ou se preferir flores maiores retire os botões laterais .



 

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Argyranthemum vs Chrysanthemum ... segunda ronda




Durante muito tempo . o género que hoje conhecemos como Chrysanthemum englobou um número muito maior de espécies do que as que contém actualmente .
Logo após a segunda Guerra Mundial  , estudos levaram a que géneros como o Argyranthemum , Leucanthemopsis , Leucanthemum , Tanacetum , Ajania e Glebionis , fossem separados do original que passou a chamar-se Dendranthema .


Muito recentemente , aquando do XVI Congresso Internacional de Botânica que teve lugar em St.Louis no ano de 1999 redigiu-se um novo documento que viria substituir o anterior , Tokyo Code que havia sido definido 6 anos antes , no XV Congresso em Yokohama .
O actual documento International Code of Botanical  Nomenclature , definiu que o género voltaria a denominar-se Chrysanthemum como até agora havia sido conhecido pelos populares , até por razões sócio-económicas .


Actualmente o género engloba cerca de 37 espécies de plantas perenes que ocorrem sobretudo na Ásia e em algumas regiões da Europa .
Algumas destas belíssimas e aromáticas espécies começaram a ser cultivadas há já 2500 anos atrás na China sendo que por volta do séc.XVII já se contavam centenas de cultivares .


quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Argyranthemum vs Chrysanthemum





Argyranthemum frutescens  'Margaret '
Sinonímia : Chrysanthemum frutescens



Apesar destas espécies originárias das Ilhas Canárias serem hoje em dia raramente cultivadas , a maioria dos seus hibrídos utilizados na jardinagem recebem este nome . Existem inúmeros cultivares disponíveis destas plantas , exemplares esses que nem me atrevo a tentar adivinhar o nome pois seria uma empresa por demais exaustiva arriscando a algum equívoco . A espécie acima referida é muito comum nos nossos jardins e apresenta  (de acordo com algumas obras de botânica muito respeitáveis  ) a sinonímia de Chrysanthemum .
Franzo o sobrolho  , dado tratar-se de outro género botânico distinto , o que já me faz antecipar uma busca exaustiva pela biblioteca cá de casa em busca de esclarecimento futuro ...




quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Elogio do silêncio







"Se a palavra que vais dizer não é mais bela do que o silêncio , não a digas "    provérbio Sufi

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Noveleiro-da-china




Chamam-lhe bolas-de-neve ou noveleiro-da-china mas o seu nome ciêntifico é muito diferente :Viburnum macrocephalum e é mais um arbusto decíduo que nos chega do belissímo continente asiático .
Pertence á família botânica das Caprifiliáceas e ao género Viburnum que engloba cerca de 150 espécies .

Esta espécie em particular é uma pequena árvore ornamental nativa da China ,  que quando ainda é pequena ,  é muitas vezes confundida com as nossas conterrâneas hortênsias .
Em condições favoráveis atinge até 3 metros de altura e a profusão de flores com que nos brinda é uma autêntica visão . É extremamente fácil de cuidar e são pouquíssimas as doenças quen a possam atingir sendo particularmente resistente até nas mãos mais inexperientes . Aguenta muito bem os nossos Invernos frios e a
 sua propagação é feita por meio de estaquia de galhos ou sementes .



domingo, 15 de agosto de 2010

No tempo ... a preto e branco





Na altura em que a fotografia ainda não conhecia a cor ... , o olhar , talvez por não se perder no colorido , repousava mais tempo no pormenor .
E se a foto perdia vida á primeira vista , então á segunda, ganhava um novo sentido , uma imponência transmitida apenas pelo motivo fotografado .
Uma rosa ... sem ser rosa na cor , toma aqui o seu sentido ,em cada recorte das pétalas aveludadas e em cada gota de água que desliza com suavidade e brilho de cristal .
Uma perfeição efémera ... captada para sempre na intemporalidade de uma foto a preto e branco .
                                                                                                                                     Lara

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A semente ....






"Quando disse ao caroço de laranja que dentro dele dormia um laranjal inteirinho ele me olhou incrédulo ." Hermógenes

domingo, 8 de agosto de 2010

Frases soltas

"Um chamamento pode ser adiado , evitado, intermitentemente perdido ... mas um dia revelar-se-á . " James Hillman