terça-feira, 25 de maio de 2010

Luzes polares...



wallpaper em http://kepguru.hu/foto/15467
"Todo o firmamento era luz , movimento , um mar de fogo cintilante . Em movimento, os feixes de luz apenas exibiam uma luz branco-platinada ou amarelo -pálida , que por vezes lampejava com mais intensidade . Contudo , mal se imobilizavam , eram percorridos de uma ponta á outra por uma tonalidade suavemente avermelhada ou verde-maçã. E enquanto a luz polar exibia plenamente a sua magnificiência, podíamos ler sem qualquer esforço ..."
É verdadeiramente indescritível o quão deslumbrante pode ser este espectáculo de cores proporcionado pela aurora boreal . Mesmo uma descrição como esta publicada á vários anos numa revista geográfica , transmite-nos apenas uma vaga impressão do que é a magia deste fenómeno .
E enquanto escrevo estas linhas , a minha mente vagueia e imagino-me sentada na neve alva e fria , de olhar colado ao céu enquanto as luzes dançam no céu nocturno, aproximando e afastando-se logo de seguida , como se apenas por breves momentos , eu lhes pudesse tocar .
São fogos de artifício silenciosos que permeiam o céu nas lugúbres noites do Inverno Ártico e que nos fazem esquecer até o frio inóspito destas paragens .

segunda-feira, 24 de maio de 2010

A lenda de Anahí

Mais uma óptima árvore de carácter ornamental que dá pelo nome de Erythrina crista-galli e pertence á família botânica das Fabaceae .
O género Erythrina engloba em si cerca de 100 espécies de árvores ,( algumas com cerca de 18 metros de altura ) e de arbustos . Esta espécie decídua , em particular , atinge cerca de 9 metros de altura .
É originária da América do Sul , Brasil , e floresce na Primavera e Verão em cachos de flor vermelhos ou escarlate .
Propaga-se por sementes ou estaquia.
Existe uma lenda associada a esta árvore e a sua flor é hoje o símbolo nacional da Argentina e Uruguai . Esta conta a história de Anahí , uma menina índia , que aquando da invasão das suas terras pelo homem branco , foi condenada á morte na fogueira . A menina foi presa ao tronco de uma árvore e o fogo ateado envolveu ambas , em labaredas que tudo consumiram . Para espanto de todos Anahí passou os seus derradeiros momentos entoando uma melodiosa canção dedicada á sua tribo e á floresta que tanto amava . Ao amanhecer , no lugar onde tudo havia sido queimado , havia agora uma explosão vibrante de flores de cor escarlate , símbolo da coragem da pequena menina índia .
Erythrina coralloides
Na última visita ao Jardim Botânico da Ajuda em Lisboa tirei esta foto acima . Esta flor vistosa pertence á Erythrina coralloides , oriunda do México .

domingo, 23 de maio de 2010

Sumaúma - fotossíntese no tronco

Tem o nome vulgar de paineira ou árvore -de-lã , este último devido ás suas sementes que quando abrem apresentam muitos filamentos sedosos para facilitar a dispersão pelo vento que nos fazem lembrar uma bolinha de algodão . Este exemplar achei-o no jardim do Museu de Fotografia Carlos Relvas na Golegã .
De nome Chorisia speciosa , esta árvore de grande porte pode atingir até 30 metros de altura e é originária da América do Sul , Argentina e Brasil .
Pertence á família botânica das Bombacáceas e ao género Chorisia , mais recentemente coma synonímia de Ceiba .
Esta árvore imponente possui inúmeras características muito interessantes , que lhe conferem ainda um maior carisma para além do conferido pelas próprias flores em jeito de hibisco .
Uma característica muito sui-generis é o facto de possuir espinhos muito aguçados em todo o seu tronco até á idade de cerca de 20 anos , altura em que começam a ser absorvidos pela casca até desaparecerem . Floresce em meados do Verão até ao inicio do Inverno nas cores que vão desde o rosa claro até ao salmão , brancas ou rosa de tonalidade mais escura . Os centros das flores podem variar também desde o amarelo esbranquiçado até ao amarelo dourado . Mais uma característica interessante é que dentro da mesma espécie o número de flores , a cor e o número de espinhos que o tronco apresenta podem diferir muito .
Esta árvore realiza fotossíntese , adivinhe-se ... também ao longo do tronco , através de estrias contendo tecidos com pigmentos fotossíntéticos que auxiliam no seu desenvolvimento contínuo , até durante o Inverno altura em que perde as folhas . Talvez por este facto apresenta um crescimento muito rápido , sendo por isso muito escolhida em jardinagem para a rápida reflorestação de espaços livres .

segunda-feira, 10 de maio de 2010

o renascer da fénix

É nas montanhas da Índia e da Arábia que nasce a lenda do belo pássaro de fogo . Segundo consta a história , quando percebe que está para morrer , contrói uma pira funerária e enquanto os raios de sol incendeiam tudo á sua volta , ela canta uma bela canção . Pira e ave ardem em uníssono e ficam reduzidas a cinzas . Destas renasce uma nova fénix.
Reúne as cinzas da sua anterior existência e voa rodeada de outras aves até Heliópolis , a antiga Cidade do Sol egípcia . Aí , entrega aos sacerdotes o que resta da sua vida passada e regressa ao seu lar , na Arábia . As lendas sobrevivem ainda hoje , porque cada um de nós retira delas algo com que se identifica , seja um ensinamento , uma lição de vida ou apenas um conforto que nos faça sentir que tudo vai ficar bem . Esta em especial , relembra-nos que , tal como dizia Lavoisier , "Na Natureza nada se cria , nada se perde , tudo se transforma ."
Por isso façam o favor de ser felizes ... Namastê , Ayubowan !
:)