segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Oceanos de plástico

Tanto jeitinho que dá ... na despensa , na cozinha , na nossa mala ...em que , quase tudo o que lá está é feito com plástico ... é os cartões , o telemóvel , o batom de cherinho delicioso , os óculos , a embalagem dos lenços ; e os sacos de plástico ? eles servem para tudo , para as compras do supermercado , em todas as lojas de cada vez que compramos algo , em casa para guardar tudo , não vivemos sem eles , estão por todo o lado . As caixinhas tão giras em que guardamos tudo e mais alguma coisa ... até algumas roupas , estamos rodeados de plástico , plástico e mais plástico .... Confortável ? sim ... leve e resistente ? sim ... cómodo e prático ??? definitivamente sim ....
... mas e o custo ??? não monetário , porque hoje em dia é algo tão vulgar que achamos uma simples caixa por 1.50€ ... mas ecológico e ambiental ??? ui , senão vejamos ...!!!! ......................... .

Lixo , lixo e .... mais lixo

........................
Nas Maldivas , destino de férias paradísiaco , que desde há 20 anos para cá tem vindo a formar-se uma ilha de lixo literalmente !!!! ... O turismo crescente fez aumentar a quantidade de lixo produzido que acaba indo parar a Tilafushi , a lixeira das Maldivas ... A reportagem seguinte mostra bem a dimensão crescente deste embroglio ...

A cerca de 1000 Km do Hawai , uma enorme mancha de lixo flutua no que chamam de giro do Pacífico Norte , um redemoinho onde se concentra todo o tipo de resíduos de plástico . Os ventos e as correntes marítimas arrastam para aquele local todos os dias , lixos vindo dos 4 cantos do mundo que ali se acumulam , e se vão degradando por acção do vento e do sol , em partículas pequenas que afectam a cadeia alimentar de todos os animais que ali habitam . ( E até nós que depois comemos os peixinhos , mas esse assunto falarei depois que dá pano pa mangas , ó se dá !!! ) Alguns desses animais acabam por morrer com o estômago cheio de lixo , outros ficam presos e estrangulados . Tartarugas, baleias , golfinhos , leões marinhos , aves , medusas , e até o zooplancton ... são todos afectados pelo nosso descarte dos plásticos ...
Algum desse lixo acaba no fundo do mar onde devido ás condições de pressão e ausência de luz se mantém inalterado por muito mais tempo .
Cerca de 27 % desses resíduos provêm da utilização de sacos de plástico daí as crescentes campanhas para a utilização de sacos reutilizáveis principalmente nos supermercados.
Isso mesmo sejamos verdinhos ...
.... ...........
São giros , laváveis e poupam dinheirito , se levarmos em conta que a mioria dos supermercados já levam dinheiro pelos sacos de plástico . Mas o melhor de tudo , é que ao fim de um ano a usá-los se fizer a conta ao número de sacos que se deixou de usar , faz muita diferença ... agora imagine se toda a gente os passasse a usar !!!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

lírios e mais lírios ....

. ....

.................... ............

Os lírios , como vulgarmente lhes chamamos , têm como nome científico , Iris .

Emprestam o nome a um género de mais de 200 espécies , nativas de regiões temperadas do hemisfério norte. Este género , cujo nome é inspirado na deusa Grega do arco-íris é reconhecido , principalmente pela beleza das suas cores vivas e mistura de riscas contrastantes .

É uma planta de exterior que floresce todos os anos , e todos os anos perde as suas folhas , mantendo só as raízes adormecidas até á próxima Primavera , altura em volta a ganhar folhas e a dar flor.

A variedade é muita e podemos dividir os Iris em dois grupos principais : os rizomatosos e os bolbosos . Apesar de alguns terem sementes viáveis a propagação destas plantas é feita geralmente na época de dormência , através da divisão dos rizomas ou bolbos .
Por norma todos os lírios gostam muito de sol ; apenas devemos ter o cuidado de , no caso dos bolbos , não regar muito no Inverno pois poderão apodrecer devido ao excesso de água , voltando só a regá-los no início da Primavera .