sábado, 17 de outubro de 2009

Aquilégia

As aquilégias pertencem á família botânica Ranunculaceae e existem cerca de 70 espécies distribuidas maioritariamente no Hemisfério Norte de clima temperado e subártico . É uma planta herbácea e a maioria cresce entre 45e 60 cm de altura .
A erva -pombinha , como é vulgarmente chamada , é uma planta muito usada em jardins ou como flor de corte , devido ao enorme leque de cores e formas atractivas . Por servir de alimento esta espécie atrai muitas borboletas para o jardim . Existem inclusive, duas destas especies que possuem um polinizador especifico , espécies de borboleta , para cada uma delas .
Algumas espécies , foram em tempos , usadas como plantas medicinais pelos Nativos norte-americanos . Por exemplo , a espécie Aquilegia vulgaris L. é usada externamente , pelas suas propriedades adstringentes , no tratamento da queda de cabelo e cabelos oleosos ou ainda diversos problemas de pele .
...
É uma planta que resiste bem ao frio e podemos encontrá-la por vezes nas orlas dos bosques ou beiras dos caminhos rochosos , embora não seja oriunda do nosso país . Multiplica-se por sementes e tem um cultivo muito fácil .
...................................................http://www.flickr.com/photos/gallianp/487069085/
...
Podemos encontrá-las das mais variadas cores e formas , devido ao elevado número de espécies existentes .
As fotos seguintes encontram-se em :

....

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Devaneios do pensamento ...


Um dia , alguém sábio disse , que só no fim , de uma longa escuridão ... finalmente aparece a luz ... sinceramente só me faz lembrar os túneis da autoestrada :) ... mas a verdade é que , em jeito de metáfora , diz tudo ...
No final de contas ... só há uma coisa de lamentar ... é que tantas vezes , só se aprenda realmente ... no fim de escolher o caminho errado ... e de ver o quanto uma má opção se pode tornar ... no minímo , tão nefasta . Enfim ... como dizia ...  "alguém "  - não há bem que perdure ... nem mal que sempre dure ... E se para aprender os segredos da vida é preciso errar ... então que venha a escola ...
O bom disto tudo .. é que aquilo que pensavamos ser o melhor , por vezes não é ... e aquilo que até nem parecia ser uma boa opção ... devido á nossa caprichosa personalidade , no fim-de-contas revela-se ... uma esperança de vida ... lá vem o velho ditado : as aparências iludem ...

Por isso ... ainda que a vida em alguns casos pareça insuficientemente glamorosa ... e nosso olho espreite para um futuro mais perfeito , imaginado e idealizado ... do estilo ... seria assim ... ou assim ... quem sabe , se podemos um dia mais tarde , descobrir que o que tinhamos afinal , era tão somente feito á nossa imagem ... e que vidas absolutamente perfeitas ... não existem . Fica o sonho ... e a força , que por vezes nos acomete , de tentar e tentar ... quem sabe ... se um dia ... o sonho vira realidade ... :)