terça-feira, 28 de julho de 2009

Labaredas de fogo

Foi por causa de plantas como esta que me apaixonei pela jardinagem ...
As flores do Lotus Berthelotii fazem-me lembrar a chama de uma vela a tremelicar .
Quando esta planta floresce num jardim , é como se este de repente , ficasse iluminado , por mil lanternas a ondular ao sabor do vento suave de Verão .

Pertencente a uma das maiores famílias de plantas , a das Fabaceae ( Leguminosae ) ou Leguminosas , esta planta é uma das melhores para atrair beija-flores para o jardim .

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Destruição da floresta tropical na Indonésia

Exploração de óleo de palma na Indonésia provoca destruição de milhares de hectares de floresta tropical .

O óleo de palma é hoje em dia a principal fonte usada na produção de biocombústivel , e uma das matérias - primas de númerosos produtos alimentares , de cosmética e de higiene ( tais como sabontes e detergentes ) , tal deve-se em parte ao seu baixo custo para as empresas fabricantes destes produtos .

Os principais exploradores de óleo são a Sinar Mas com 1.65 milhões de hectares de plantações de palma e a ADM-Kuok-Wilmar com 493 mil hectares plantados (e vendas para o exterior na ordem de um milhão de toneladas de óleo ), entre outras empresas .

Esta produção em tão grande escala desencadeada pela grande procura desta matéria , promove o desmatamento por queimadas e derrube de vastas áreas de floresta para abrir espaço para novas plantações de palmeiras . A Sinar Mas planeia que nos próximos anos mais 20 mil hectares de palmeiras sejam plantadas privando de vida animal e pessoas mais esta grande parcela de terreno.

Kalimantan Indonesia

foto de floresta recém queimada para dar lugar a plantações de óleo de palma e de arroz

  • Só nos últimos 50 anos , mais de 74 milhões de hectares de floresta índonésia foram cortados , queimados, completamente destruídos.
  • Tudo isto torna a Indonésia no 3º maior produtor de gases de estufa devido ás queimadas e ao CO2 que se liberta do solo (quando o derrube de árvores chega ás florestas de pântano que crescem sobre turfa , o solo é drenado , a turfa seca e oxida -se libertando todo o CO2 que havia captado ).
  • Apesar deste artigo mencionar primariamente a Índonésia , este problema é global , existindo mais locais onde se repete o problema , sendo um deles a floresta Amazónica ,( o grande pulmão da Humanidade ).

Todos os anos , 1.8 biliões de toneladas de gases de estufa são libertados agravando ainda mais a já precária situação da nossa camada de ozono. Tendo em conta que a ideia do biocombústivel era , justamente , reduzir essas emissões , no fim virou apenas mais um problema , em vez de solução .

A meta da União Europeia de que o biodiesel represente 5.75% do combústivel usado nos transportes até 2010 revela-se pois no minímo inadequada face á situação actual. Ambientalistas de todo o mundo clamam para que se desista dessas metas pelo menos até que a situação se torne de alguma maneira sustentável.

fotos de http://www.greenpeace.org/international/footer/copyright2

De igual modo , o desmatamento derivado ao comércio ilegal de madeiras tropicais , é mais um negócio lucrativo , a seguir ao do óleo de palma .

- Como resultado , toda a biodiversidade sofre repercussões , seja pela extinção de espécies animais ou vegetais , ou pelo desaparecimento de habitats essenciais á sua sobrevivência . Uma dessas espécies , o Orangotango de Sumatra , está agora ameaçado de extinção .

Também os habitantes destes locais são gravemente afectados , principalmente agricultores ( que vêem as suas terras roubadas e o seu sustento desaparecer ) , e as tribos que habitavam em perfeita comunhão com esta floresta e dela retiravam só o essencial para a sua sobrevivência , estão agora abandonadas á sua "sorte" .

  • Enquanto consumidores devemos pelo menos ter consciência que o grau de procura desta matéria - prima por parte do mundo ocidental não facilita em nada esta problemática situação e que todos nós temos nas nossas casas produtos que a utilizam por ser um ingrediente de uso tão generalizado .
  • Hoje em dia se olharmos para um rótulo de champô , pasta de dentes ou de qualquer detergente da maioria das marcas que usamos em nossas casas , todos eles têm óleo de palma como ingrediente . Então que fazer ? É claro que todos sabemos que passa por tentar reduzir o gasto desses produtos , lendo bem os rótulos das embalagens , mas também sabemos que a falta de opcções que nos é dada , em nada ajuda este problema .
  • Cabe tanto ás empresas exploradoras , uma maior percepção face a estas repercussôes ; como ás grandes empresas líderes de mercado que usam o óleo de palma para o fabrico dos vários produtos , a exigência de medidas mais sustentáveis para o futuro . Penso que é primeiramente neles , que assenta a pesada responsabilidade de tentar emendar ou remediar de algum modo o que foi feito até agora . Seja através utilização de novos produtos mais "amigos do ambiente " , que venham substituir a necessidade desenfreada desta matéria -prima , ou até mesmo do reflorestamento por espécies endémicas , de maneira a travar um pouco este ... eminente declínio ambiental .
  • No que toca á produção de biocombústivel só as entidades competentes poderão inverter este percurso , quem sabe pelo uso de matérias alternativas que já existem no mercado .

domingo, 26 de julho de 2009

Sacos biodegradáveis feitos de milho e batata

Caso não visualize o vídeo correctamente vá a http://sic.aeiou.pt/online/blogs/terraalerta?month=052007.

Este foi o tema de uma reportagem no magazine da Sic " Terra Alerta "que passou no dia 25 de Maio deste ano .

  • Sabia que :
"Todos os anos, os portugueses levam para casa milhares de toneladas de sacos de plástico, disponibilizados por super e hipermercados. A questão da quantidade de sacos no grande comércio levanta questões ambientais. Mas existem soluções… "
"Em Portugal, a tecnologia dos chamados biopolímeros ainda está em fase de experimentação, mas pode vir a tornar-se realidade. Há mais de 20 anos que Silvino Farracho, da Plasoeste, se dedica ao fabrico de sacos de plástico. Agora, a pedido da Fapil, Silvino Farracho está a experimentar fazer sacos a partir de fibra de milho e diz que a diferença é muito grande. "O saco tradicional é à base de petróleo que polui o ambiente e o saco de milho é biodegradável. Nasce da terra e nutre a terra."

sábado, 25 de julho de 2009

Biosfera -árvores

"O tema central deste episódio do programa Biosfera são as árvores. Viaje por jardins botânicos e parques urbanos, veja um projecto de requalificação florestal e um jardim biológico num espaço escolar. Conheça a função de cirurgião de árvores e também a espécie chamada til."
Um tema também em foco neste episódio foi o da rolagem das árvores , ou seja , o corte indescriminado dos seus ramos , que somente vem fragilizar ainda mais a sua estrutura . Infelizmente hoje em dia são muitas as Câmaras que ordenam que as árvores de seus jardins sejam cortadas desta maneira .

quinta-feira, 23 de julho de 2009

reciclagem de radiografias

.............

Como na anterior postagem lhes falei nos óleos usados , não poderia deixar passar também , as já tão faladas radiografias ... Muito já se ouviu falar da sua reciclagem , mas no fim de contas , acontece que por vezes não sabemos bem onde as entregar . Pois bem , todos os anos a AMI leva a cabo campanhas de recolha sendo que este ano decorreu entre 5 de Junho e 3 de Julho a 14ª Campanha que contou com o apoio das farmácias portuguesas . Para o ano haverá mais certamente ... ainda numa data a designar mas que poderá saber se for consultando o site da Assistência Médica Internacional http://www.ami.org.pt/default.asp?id=p1p490p174&l=1
Acções deste tipo , ajudam não só o meio ambiente evitando a acumulação de resíduos de difícil eliminação mas trazem também alguns fundos para ajudar esta Organização Não -governamental portuguesa cuja missão é da mais extrema importância .

Por isto ao contribuirmos , ... a Ami agradece , o meio ambiente agradece e acima de tudo ... todos aqueles que necessitam do auxílio desta ONG.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Flor - de - cera de Geraldton

Esta planta é endémica da Austrália e uma das mais populares flores de corte naquelas paragens . Existe em várias tonalidades entre rosa , brancas , roxas e vermelhas . O seu nome vulgar , flor - de -cera de Geraldton advém do centro da sua flor se assemelhar a uma vela , com a sua superfície cerosa .
..............
O género Chamelaucium ocorre dentro da Família Botânica das Myrtaceae e engloba cerca de 23 espécies , sendo todas elas oriundas do sudoeste australiano , onde facilmente se encontram em estado natural .
É apresentada a imagem acima em: www.australisplants.com
Esta espécie , em particular , C. uncinatum encontra-se mais na costa oeste da Austrália e as suas folhas que parecem pequenas agulhas são perenes . A sua floração por cá inicia-se em meados de Março e prolonga-se durante vários meses . Esta espécie tal como as suas congéneres prefere solos muito bem drenados com alguma gravilha á mistura e climas secos .

sábado, 11 de julho de 2009

Oceanário de Lisboa

Tirei estas fotos na última vez que fui ao oceanário , é daqueles sítios que podemos visitar mil vezes ... e continua sempre a ser um espanto ...



criaturas estranhas ... coloridas e até cómicas ...

.........................................................
... "peixinho " ... enoooooorme ...
.........
.........
.........