terça-feira, 5 de maio de 2009

Gerberas

As gerbéras são plantas herbáceas e perenes que nos chegam vindas de África , Ásia e Madagáscar consoante as espécies , que são cerca de 40 .
Foi assim nomeada , em homenagem a Traugott Gerber , um naturalista alemão encarregado de construir o jardim botânico de Moscovo.
Pertencem á família botânica das Compostas ou Asteraceae , a maior de todas as famílias e a única espécie que é comercializada é a Gerbera Jamesonii , ou como lhe costumam chamar , margarida Barberton ou margarida-do-transvaal. Esta espécie em particular , a Gerbera jamesonii é nativa da África do Sul .
Hoje em dia a maioria das plantas comercializadas derivam de cruzamentos que começaram a ser feitos em Cambridge , Inglaterra nos fins do séc. XIX , entre a G.jamesonii e a Gerbera viridifolia , outra espécie tropical de África .
Os cultivares hoje obtidos apresentam variadíssimas cores , alguns deles com flores dobradas com mais do que uma cor . Alguns híbridos chegam a produzir flores quase durante o ano todo .
O seu cultivo deverá ser feito preferencialmente em terreno fértil e de fácil drenagem com boa exposição solar . Devem também estar protegidas das geadas .

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Acer

Nas belíssimas terras lá para os lados do Oriente , nasceram á muito , muito tempo atrás , árvores majestosas de folha elegantemente recortada e com cores tão bonitas , que ainda hoje , seja em que parte do mundo for que estejamos , quando ao pé delas , parecemos directamente transportados no espaço para a magnificiência que é um jardim japonês.

Em baixo na foto um exemplar de Acer palmatum atropurpureum a dar as suas primeiras folhas do ano.

Em meados do Outono as folhas cor de vinho dão lugar a tons cor de laranja avermelhado.

Apesar de imediatamente associarmos esta árvore a estas paragens e de haver algumas espécies originárias do norte do Japão , a família Aceraceae é composta por cerca de 120 espécies com distrubuição pelo mundo inteiro : Europa , norte de África e América do Norte e Central .

Nesta família de plantas , existe de tudo , desde espécies ameaçadas de extinção até outras que são consideradas invasivas (em alguns locais , diga-se ).

Como espécie vulnerável temos por exemplo , o Acer duplicatoserratum , ou o Acer pycnanthum .Este último cresce no Japão e é uma espécie ameaçada , vulgarmente conhecida por Hana no ki . Considerado muito raro , está agora confinado a uma pequena parte da ilha Honshu e alguns especimens são até protegidos por vedações , sendo considerados como "monumentos naturais nacionais ".

Muitas outras espécies estão igualmente em perigo , tais como o Acer erythranthum da Indonésia ou o Acer caesium dos Himalaias , devido ao corte para exploração de madeiras .

Nunca é demais lembrar por isso que , ao comprar a sua mobília se informe do tipo de madeira que é e se possível a sua proveniência . Acho que chegou a altura de tentar retribuir tudo de bom que as árvores , os grandes pulmões da humanidade , fazem por nós .

Foto acima de: http://www.kepguru.hu/

domingo, 3 de maio de 2009

Azevinho

Visto ter surgido algumas questões em relação á planta do azevinho resolvi fazer mais este post . Também não tenho muitos conhecimentos especiais acerca desta planta , o pouco que sei aprendi em pesquisas e com a pouca prática que o gosto pela jardinagem me trouxe , mas tentarei transmitir o que penso acerca do assunto . Acerca da problemática de dar ou não flores : tal como já devem ter lido , os azevinhos são plantas dióicas , ou seja necessitam de uma planta macho e outra fêmea para dar flores . Basta um espécime macho na vizinhança para polinizar muitas plantas fêmeas . É um pouco difícil identificar assim á primeira se as flores da planta que tem em casa são fêmeas ou macho mas ao que reparei as flores macho aparecem em cachos com maior quantidade e possuem estames funcionais ( onde está o polén ) , ao passo que as fêmeas aparecem em menor quantidade geralmente nas axilas das folhas e os seus estames são rudimentares não sendo funcionais . Essencialmente há que reparar nos pormenores da parte central da flor .

Aqui fica a lista de alguns sites onde aparecem fotos de flores que facilitam esta distinção :

  • Em baixo , foto que tirei das flores de um azevinho fêmea:

Quanto á questão de ser uma planta difícil de encontrar no Brasil , fica a sugestão de tentar adquirir sementes da planta em lojas online ou em fóruns de jardinagem .

Em resposta á ultima questão que me colocaram , a cor da folha não é um indicativo se é macho ou fêmea , é antes um dos indicativos da espécie . Na foto em cima , calhou por acaso a folha ser variegada e ser fêmea mas podem haver espécies de folha só verde . Na distinção á que focar essencialmente a flor .