terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Hortênsias

Originária da Ásia ( China , Japão e Himalaias ) e das Américas do Norte e Sul , a hortênsia , como é comummente chamada , tornou-se numa assídua visitante dos nossos jardins . Florescem por volta do mês de Maio numa profusão de cores que varia do branco até ao vermelho e vários tons de rosa .
Botânicamente falando , a Hydrangea macrophylla faz parte de um grupo de cerca de 100 espécies decíduas de arbustos , trepadeiras e pequenas árvores , pertencente á família botânica das Hydrangeaceae.
Existe em muitos sites , a informação de que a Hydrangea pertence ás Saxifragáceas , contudo , de acordo com os registos da Royal Botanical Kew Gardens e de acordo com a nova classificação filogenética , esta planta encontra-se actualmente na família das Hydrangeaceae.
É a espécie mais conhecida de hortênsias , a H.macrophylla , e a que possui mais cultivares . Dá-se o nome de cultivar a um conjunto de plantas que apresenta determinados atributos ou características bem distintos e particulares , e que mantém uniformes e estáveis esses mesmos atributos , quando propagadas adequadamente .
Estes cultivares dividem-se em dois grupos : "mophead" e "lacecap", as primeiras com cerca de 500 e as "lacecap" com cerca de 20 .

Exemplo de um cultivar mophead

Exemplo de um cultivar lacecap

Essencialmente , a diferença entre estas duas , é que as chamadas mophead têm flores maioritariamente estéreis , ao passo que as lacecaps , tal como se vê na foto acima , constituem-se por uma coroa central de flores férteis e uma aureola de flores estéreis .

Cultivo :

Viajando um pouquinho por todo o universo de espécies que existem dentro do género Hydrangea , veríamos que as suas condições de cultivo em muito variam , de acordo com o espécimen em questão .

Contudo , e de uma maneira geral , poderíamos arriscar a dizer que preferem um solo fértil e leve com alguma humidade .

Têm ainda uma curiosa característica , a cor das suas flores varia de acordo com o ph da terra em que estão plantadas ; se o solo for ácido as suas flores serão azuis ; se tiver um ph próximo do neutro , então terá pétalas de cor creme ; mas se o terreno for alcalino então as suas flores serão cor-de-rosa .

Para o caso de ter sempre hortênsias cor - de -rosa e as querer de cor azul , basta adicionar sulfato de aluminio ao solo para este se tornar ácido .

Hoje em dia existe um composto próprio para o cultivo de hortênsias que já traz o ph adequado para estas . Este composto também vem indicado como sendo para azáleas ou camélias pois estas também preferem solos ácidos para se desenvolverem melhor .

A nível de doênças são mais atacadas por oídeo ( as folhas parecem ter um pó esbranquiçado ) , para evitar pulverize na Primavera já com as folhas todas , com uma solução fungicida .

No caso de as folhas aparecerem meio amareladas então o problema será clorose férrica , esta é geralmente induzida por terrenos demasiado alcalinos que impossibilitam a absorção do ferro existente no substrato . Como correcção , mude o substrato da planta para mais ácido e use um pouco de quelato de ferro na água da rega .