sábado, 22 de novembro de 2008

Quinta da Regaleira III

Esta pequena planta , ainda andava eu no ínicio destas andanças de Botânica , confundiu-me um pouco . Ora lia num livro que tinha um nome ora logo folheava outro onde tinha outro nome .
Na verdade todos estavam correctos ...
Chama-se a isto de ter mais do que um nome atribuído , sinonímia .
O que tradicionalmente chamam de camarão - vermelho ou planta -camarão é botanicamente falando a Justicia brandegeana , ou Beloperone guttata ou ainda Drejerella guttata .
Pormenor das flores da Belloperone gutata

Pertence á Família Acanthaceae e ao vasto Género Botânico Justicia , que por sua vez , engloba cerca de 420 espécies de arbustos , distribuídos maioritariamente por áreas tropicais e sub-tropicais , especialmente nas Américas .

Cultivo :

Esta espécie , em particular , é oriunda do México e normalmente , atinge cerca de 1 metro de altura e 60 cm de diâmetro e floresce principalmente na época do Verão .

De acordo com a literatura sobrevive em temperaturas de até - 4ºC . Por experiência própria digo que realmente sobrevive , mas á custa de muitas folhinhas queimadas levando depois algum tempo a recuperar . Melhor mesmo será , já que a planta é de pequenas dimemsões optar por plantá-la em vaso que se possa resguardar das geadas mais duras de Inverno . Assim ficará sempre garantidamente bonita .

Prefere solo bem drenado e como os seus caules são frágeis convém protegê - la dos ventos fortes . Para manter uma forma redondinha poderá aparar as pontinhas da planta .

As que cortar na altura da Primavera , poderão servir para propagar a planta - mãe e assim obter mais plantinhas , mas lembre-se , de que só pegam, as que não tiverem flores na extremidade .

Algumas pessoas queixam-se de que a planta não floresce muito , pois bem , por vezes , é falta de luz solar directa , o ideal mesmo será colocá-la em um sítio que apanhe o sol da manhã ou então do entardecer . Digo isto , porque todos nós sabemos como os Verões , cá em Portugal , podem ser extremamente quentes nas horas de maior calor . As suas flores agradecem e ficarão com uma cor muito mais intensa .

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Quinta da Regaleira II

É ao fundo da chamada avenida dos deuses , que se encontra esta estátua , magnificamente talhada .
Rei da selva mais uma vez, de olhar imponente e austero , vigia o palácio e cada visitante que entra em seus domínios .
E é assim que começamos a "viagem" , pelos caminhos da quinta .

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Quinta da Regaleira - Sintra

Nas próximas postagens , iremos percorrer os caminhos , que formam o labirinto que é a Quinta da Regaleira em Sintra .
Esta quinta é um paraíso para quem se perde a observar detalhes . Desde a arquitectura do palácio até aos seus jardins e lagos plenos de vegetação luxuriante , passando pelo labirinto de grutas ás quais acedemos através do chamado Poço Iniciático , irei mostrar-vos alguns dos mais belos pormenores desta enigmática quinta .
Poucos locais em Portugal , despertam em nós , tamanha sensação de mistério , fazendo voar a imaginação , até dos mais cépticos .

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Uma tarde no concelho da Chamusca

Aproveitando uma bela tarde de Verão , fui dar um passeio sem destino certo.
Achei-me nesta terra e por lá me perdi durante horas a fotografar pormenores . Aqui ficam alguns ... o resto , bom .... perca-se por lá também ... não se irá arrepender , certamente .